Sul-Americano Sub-20: por que o Brasil fracassou nos últimas edições do torneio?

Publicado em

O Brasil disputará o Sul-Americano Sub-20 a partir desta quinta-feira para tentar superar os recentes fracassos nas edições anteriores. A seleção brasileira não ganha a competição desde 2011 e só garantiu vaga no Mundial da categoria uma vez nas últimas quatro edições. A competição volta a ser disputada quatro anos depois que a edição de 2021 foi cancelada devido à pandemia de covid-19.

O equilíbrio tem sido a tônica da competição. Foram cinco campeões diferentes nas últimas edições. O Brasil é o maior vencedor, com 11 conquistas, três a mais que o Uruguai.

FRACASSOS RECENTES NO SUL-AMERICANO SUB-20

O último título brasileiro no Sul-Americano Sub-20 foi em 2011, com uma equipe liderada por Neymar e que contou com a presença importante de Casemiro, Lucas Moura e Oscar. A campanha foi de sete vitórias, um empate e uma derrota. O craque do Santos foi artilheiro da competição, com nove gols em nove jogos.

Dois anos depois, o Brasil ficou na lanterna do Grupo B e foi eliminado ainda na primeira fase, ficando atrás de Peru, Uruguai, Equador e Venezuela. A Colômbia, de Quintero e Borja, ex-Palmeiras, foi a campeã. A equipe brasileira contava com poucos nomes de peso. Dentre os principais, o meia Rafinha Alcântara, do Barcelona, e o volante Fred, do Internacional.

Em 2015, a seleção conseguiu a vaga para o Mundial da categoria ao terminar entre os quatro primeiros. O Brasil, de nomes como Gabriel Barbosa (Gabigol) e Gerson, terminou a primeira fase na segunda posição do Grupo B, mas na etapa seguinte acabou na quarta colocação do hexagonal final, com duas vitórias, um empate e duas derrotas. A Argentina foi a campeã com poucos nomes que vingaram na seleção principal nos anos seguintes.

Já na edição de 2017, a seleção brasileira teve vários jogadores que acabariam ganhando chances na equipe principal. Richarlison, Lucas Paquetá, Douglas Luiz, Guilherme Arana e David Neres fizeram parte do elenco que avançou em terceiro lugar no Grupo A, mas foi apenas quinto no hexagonal final. O Uruguai foi campeão, com nomes como Rodrigo Bentancur, Viña, ex-Palmeiras, e De la Cruz.

Na última edição, o Brasil foi liderado por Rodrygo, após o Santos liberar sua principal joia. Vinícius Junior, do Real Madrid, foi ausência importante. A equipe se classificou em segundo lugar na primeira fase, mas terminou o hexagonal final na quinta posição. O Equador foi o campeão, com o atacante Gonzalo Plata, que fez parte da campanha da seleção na Copa do Mundo do Catar no ano passado.

SELEÇÃO SUB-20 SEM ENDRICK

O Brasil terá desfalques importantes: Endrick e Giovanni (Palmeiras), Victor Hugo e Matheus França (Flamengo), Matheus Martins (Udinese), além de Ângelo e Marcos Leonardo (Santos). Os jogadores não foram liberados por seus clubes. Aos 16 anos, Endrick, considerada a principal promessa do futebol brasileiro dos últimos anos, será a ausência mais sentida.

O técnico Ramon Menezes é quem comandará o time sub-20. Ele assumiu o cargo em março do ano passado. Apesar de não ter passagens pela base, contrariando a tendência da última década no cargo, ele comandou a equipe principal de Vasco, CRB e Vitória entre 2020 e 2021.

“Vai ser uma experiência incrível e, se Deus quiser, sair com o título que é o mais importante”, disse o meia-atacante Luis Guilherme, do Palmeiras.

*Estadão conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Policiais resgatam oito pessoas feitas reféns por piratas no Amazonas

Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram...

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...