MANAUS – O TCE (Tribunal de Contas do Amazonas) emitiu um alerta ao governo do Estado, à Secretaria de Estado de Saúde, e às prefeituras municipais sobre o aumento de casos de Covid-19 no Amazonas.
No documento publicado no Diário Oficial Eletrônico, o TCE cita a necessidade da adoção de medidas preventivas e reforço dos programas de tratamento de síndromes respiratórias na área da saúde.
Uma das considerações para emitir o alerta foi o conhecimento “que versa sobre a reserva da Unidade de Terapia Intensiva – UTI do 5º andar do Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto somente para pacientes que precisam de tratamento intensivo e diagnóstico de Covid”, publicada pelo ATUAL no dia 5 de fevereiro.
Entre as medidas recomendadas estão a realização de campanhas de conscientização sobre os protocolos de segurança, como distanciamento, uso de máscara, e higienização correta; implementação de programas de testagem e rastreamento da contaminação, e continuidade da vacinação.
Também inclui a necessidade de se avaliar a eficácia das medidas que estão sendo realizadas, além de monitorar a capacidade operacional dos hospitais e unidades de saúde visando uma organização antecipada para resposta a um potencial aumento de casos.
O TCE alerta ainda sobre a adaptação apropriada da capacidade operacional das unidades hospitalares e de suas cadeias de abastecimento para responder a um aumento potencial de casos, visando à redução do impacto sobre o sistema de saúde quanto ao fornecimento de oxigênio medicinal, leitos, medicamentos e demais insumos inerentes aos respectivos protocolos terapêuticos de síndromes respiratórias.
O alerta pode ser consultado, na íntegra, em doe.tce.am.gov.br.
Fonte: Amazonas Atual/Foto: Divulgação.