TCE-AM premia instituições e reforça suporte para gestões mais transparentes

Publicado em

Para incentivar o aprimoramento da transparência pública, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) fez a entrega, nesta segunda-feira (9), de Selos de Transparência Pública a sete instituições que se destacaram pela eficiência na prestação de contas e pela transparência administrativa.

A cerimônia foi nesta segunda-feira, 9, no auditório do TCE-AM e fez parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).

Na ocasião a presidente do TCE, conselheira Yara Amazônia Lins, reforçou que o Tribunal, por meio da Escola de Contas Públicas, oferta apoio e suporte a todas as instituições que desejem aprimorar seus canais de transparência, controle e prestação de contas.

“O Tribunal está à disposição para prestar orientação técnica, capacitação de servidores e oferece suporte contínuo para que todos os jurisdicionados aprimorem seus processos de gestão e prestação de contas. Porque a transparência mais que uma obrigação legal, é um compromisso ético e social”, afirmou.

Premiação

Seis órgãos receberam o Selo Diamante, o maior nível de reconhecimento por boas práticas de transparência: Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Governo do Amazonas, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Câmara Municipal de Parintins. O Selo Ouro foi concedido à Prefeitura de Manaus, reconhecida pela evolução em seus índices de transparência.

Escola de Contas

A Escola de Contas Públicas do TCE-AM oferece cursos, workshops e consultorias técnicas que abrangem desde a gestão financeira até a implementação de políticas públicas, sempre adaptados às necessidades dos órgãos públicos.

“Nosso papel é capacitar gestores e servidores para que conheçam e apliquem os princípios constitucionais da gestão fiscal responsável. Quanto mais preparados estiverem, mais aptos estarão para atingir o padrão de excelência exigido pelas avaliações nacionais de transparência”, explicou o conselheiro-coordenador da ECP, Júlio Pinheiro

Ele também ressaltou que a ECP já projeta para 2025 uma expansão de suas atividades pedagógicas, com novas parcerias acadêmicas e o uso de tecnologias de ensino à distância.

Contato

Para mais informações sobre cursos e capacitações oferecidos pela Escola de Contas Públicas (ECP) do TCE-AM, os interessados podem acessar o site oficial ecpvirtual.tce.am.gov.br, entrar em contato pelo WhatsApp (92) 8855-2281, pelo e-mail escoladecontas@tce.am.gov.br ou acompanhar as novidades nas redes sociais, como o Instagram @ecpamazonas. Para receber notícias e comunicados oficiais do TCE-AM, também está disponível o canal de transmissão via WhatsApp pelo número (92) 99220-5044.

Foto: Filipe Jazz *Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Cade valida acordos sobre ligas do futebol; processo da FFU inclui o Amazonas FC

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) homologou, nesta...

“Acorda, Senado”: Nikolas pressiona por impeachment de Toffoli

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou uma espécie de campanha...

Convidado de hoje Hissa Abrahão – Arena Política Podcast #44

Hissa Abrahão é um político do Amazonas, conhecido por...

Crise em Cuba se agrava após ofensiva de Donald Trump contra o país

Dono de um estabelecimento comercial no Brasil, a bagagem...