Início Popular TCU cumpre mandado judicial e altera população do município de Tabatinga-AM; alterando...

TCU cumpre mandado judicial e altera população do município de Tabatinga-AM; alterando o repasse do Fundo de Participação dos Municípios

0

No mês de junho de 2023, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgou os resultados do censo demográfico de 2022. Os dados revelam o crescimento populacional do Brasil e ajudam a traçar um perfil socioeconômico do país. De acordo com a pesquisa, o município de Tabatinga-AM tem 66.764 pessoas morando na região.

Nesta quarta-feira(29), o Tribunal de Contas da União (TCU), divulgou o coeficiente de repasses municipais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano de 2024. E o município de Tabatinga-AM está entre os maiores repasses por participação no censo com 4.90 respectivamente. De acordo com as informações disponibilizadas pelo TCU, o crescimento populacional do município é referente a 156.217 pessoas.

O que mais chama atenção, é a contradição nos dados do município, onde o TCU apresenta um expressivo crescimento populacional em um curto período de tempo de Tabatinga-AM. De acordo com cálculos é impossível, e consequentemente, interferem no valor repassado pelo Fundo de Participação dos Municípios.

Em nota, o Tribunal de Contas da União informou que está cumprindo decisão judicial no processo da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas.

Nota na Íntegra

A população constante da Decisão Normativa 207/2023 para o município de Tabatinga (AM) decorre de decisão judicial, Procedimento Comum Cível 1023830-10.2023.4.01.3200, da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Amazonas.

O Tribunal de Contas de União, por determinação constitucional, realiza o cálculo das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Efetuado o cálculo, o Tribunal encaminha ao Banco do Brasil os coeficientes que serão aplicados no exercício subsequente, para pagamento.

O que é o FPM?

O Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional (CF, Art. 159, I, b), da União para os Estados e o Distrito Federal, composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

A distribuição dos recursos aos Municípios é feita de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um coeficiente individual.

*Foto:  Divulgação/Semcom Parintins

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 30 de novembro de 2023 by Graziela Pinheiro