Terra Indígena Yanomami terá internet de banda larga

Publicado em

Terra Indígena Yanomami, localizada em Roraima, terá sinal de internet de banda larga nos próximos dias para fortalecer a conectividade da população local e otimizar a comunicação entre as equipes que prestam apoio humanitário na região. Segundo o Ministério das Comunicações, a Telebras será a responsável por ativar o sinal de internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A pasta estuda, ainda, a instalação de pontos fixos de internet na região.

“Hoje temos a possibilidade de levar, de imediato, 15 pontos de internet para aquela localidade. Isso equivale a mais do que o dobro do que já temos instalado atualmente em terras Yanomami. O nosso objetivo é garantir que o atendimento à população seja feito da melhor forma possível, além de possibilitar uma comunicação dos médicos e equipes humanitárias com o restante do mundo para que a situação seja superada o quanto antes”, afirma o ministro Juscelino Filho.

Emergência na Terra Indígena Yanomami

A ação do Ministério das Comunicações é mais uma anunciada após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Terra Indígena Yanomami. No último domingo (21), o presidente esteve no local e disse que vai atuar para interromper o garimpo ilegal, além de anunciar que a Polícia Federal vai investigar crimes ambientais na região.

visita foi motivada pelo estado de emergência de saúde pública decretado na região em razão da desnutrição infantil e da disseminação de malária. A portaria que declara emergência de saúde pública na Terra Indígena Yanomami foi publicada em 20 de janeiro. A região tem cerca de 30 mil habitantes.

Com a declaração de emergência, o governo criou o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE — Yanomami), que será coordenado pela Secretaria Nacional de Saúde Indígena. A partir da publicação em Diário Oficial, o poder público fica autorizado a deslocar recursos humanos e insumos para atuar no caso.

Desde 20 de janeiro, uma força-tarefa federal atua na região e já foram realizados mais de mil atendimentos emergenciais ao povo indígena. Na terça-feira (24), em Boa Vista (RR), começou a estruturação do Hospital de Campanha da Aeronáutica, com foco em auxiliar os mais de 700 pacientes que estão na Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) Yanomami.

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Policiais resgatam oito pessoas feitas reféns por piratas no Amazonas

Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram...

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...