Terremoto de magnitude 7,6 atinge Filipinas e gera alerta de tsunami

Publicado em

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o sul das Filipinas na noite dessa quinta-feira (9/10) – manhã de sexta-feira (10/10) no horário local. O abalo sísmico provocou alerta de tsunami e pânico em várias cidades da ilha de Mindanao.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi localizado no mar, a cerca de 30 quilômetros da cidade de Manay, na província de Davao Oriental, a uma profundidade de 10 quilômetros, o que aumenta o potencial destrutivo do terremoto.

Pelo menos uma pessoa morreu, além do registro de feridos, segundo informações preliminares das autoridades regionais. O número pode aumentar, conforme as equipes de resgate acessarem as áreas mais afetadas.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico emitiu um aviso para ondas potencialmente perigosas nas costas das Filipinas, Indonésia e Palau, dentro de um raio de até 300 quilômetros do epicentro. Segundo a agência, ondas de até 3 metros podem atingir algumas regiões costeiras próximas.

Autoridades locais ordenaram a evacuação imediata de comunidades litorâneas de Davao Oriental e Surigao del Sur. Sirenes de alerta foram acionadas e centenas de pessoas precisaram se deslocar para áreas mais altas. Escolas e órgãos públicos suspenderam as atividades.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. ordenou que o Conselho Nacional de Redução de Riscos e Gerenciamento de Desastres monitore a situação e coordene ações de evacuação e assistência.

A região de Mindanao é uma das mais sísmicas do arquipélago filipino, que está sobre o chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, zona de intensa atividade tectônica onde ocorrem cerca de 90% dos terremotos do planeta.

Este é o segundo abalo de grande magnitude em menos de uma semana no país. No último fim de semana, um terremoto de 6,9 graus atingiu a província de Cebu, deixando mortos e dezenas de feridos.

Embora o alerta de tsunami permaneça em vigor, até a publicação desta reportagem não há confirmação de grandes ondas atingindo a costa.

Fonte: Metrópoles/Foto: PHIVOLCS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Réu por estelionato, Bruno Henrique pode pegar até 5 anos de prisão

Na última quinta-feira (4/12), a 3ª Turma Criminal do...

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...