Na véspera da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, o comitê organizador confirmou nesta quinta-feira (22) mais três casos de atletas com covid-19. Segundo os dados oficiais, agora são oito esportistas contaminados com o novo coronavírus.
A organização de Tóquio 2020 exige que todos os atletas sejam testados diariamente. Nos estudos realizados por um comissão médica independente, o protocolo estabelecido limitaria uma disseminação maior do vírus, em uma espécie de “bolha olímpica”, isolada, por exemplo, dos moradores da capital japonesa.
Presidente do comitê organizador, Seiko Hashimoto, lamentou os casos de covid-19, mas garantiu que isso não atrapalhará a 32ª edição dos Jogos Olímpicos.
“Estamos enfrentando muitos desafios agora. Talvez por isso, esses incidentes negativos tenham tanto impacto nas mensagens que recebemos. Mas os valores de Tóquio 2020 continuam empolgantes e queremos enviar nossa mensagem para o mundo”, disse Hashimoto, em entrevista coletiva.
Ainda na última quarta, os Jogos Olímpicos sofreram uma baixa importante. A skatista holandesa, Candy Jacobs, foi diagnosticada com covid-19 e não poderá participar da competição.
“Minha aventura olímpica acaba aqui. Estou bem e fiz todo o possível para evitar essa doença, tomei todos os cuidados, mas é uma decepção. Vou precisar de um tempinho para digerir tudo isso”, disse a atleta.
Além dos agora 8 atletas, 22 membros dos comitês nacionais e internacionais, cinco jornalistas, três empregados de Tóquio, 48 terceirizados e um voluntário também foram diagnosticados com covid-19, totalizando 87 pessoas.
Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foram adiados em um ano justamente pela pandemia do novo coronavírus. A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico da capital japonesa, sem a presença de público.
*Com informações de Portal R7.com