A relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), quer convocar pelo menos 37 pessoas para depor no colegiado. Entre os nomes estão o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, os ex-ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno e Gonçalves Dias, além do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.
As sugestões da relatora mostram que ela pretende interrogar tanto as pessoas diretamente ligadas aos ataques aos prédios dos Três Poderes quanto nomes relacionados a eventos que antecederam os atos de vandalismo.
Isso porque ela também pediu a convocação de supostos financiadores dos atos de vandalismo, de pessoas que estavam na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro ou de empresários que forneceram apoio ao acampamento de manifestantes no Quartel-General do Exército.
Ela ainda quer convocar os envolvidos na tentativa de explodir uma bomba nas proximidades do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, em 24 de dezembro do ano passado. Alan Diego dos Santos e George Washington de Oliveira Sousa foram presos por participação no episódio, e a senadora avalia que os depoimentos podem ajudar a entender o clima instalado na capital e que pode ter contribuído para os eventos antidemocráticos do 8 de Janeiro.
Autoridades ligadas à Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal também estão na mira de Eliziane. Veja a lista de pessoas que ela pede que sejam convocadas:
*R7
*Foto: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO