O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) alcançou uma maioria de votos hoje durante um julgamento que pode resultar na cassação do mandato de dois vereadores da cidade de Manaus: François Vieira da Silva Matos, conhecido como Fransuá (PV), e Antonio Peixoto (Agir).
Fransuá é o líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, enquanto Peixoto também faz parte da base de David Almeida na Casa.
Ambos estão enfrentando acusações de utilizar candidatas “laranjas” para fraudar a cota de gênero, que tem o objetivo de incentivar candidaturas femininas, com o intuito de se elegerem no pleito de 2020.
O juiz Ronnie Frank Torres Stone pediu vistas do processo. Mas a formação do placar continuou porque a desembargadora Carla Reis e o juiz federal Marcelo Pires, demonstrando convencimento do caso, resolveram antecipar seus votos.
O relator do processo, Fabrício Marques, reconheceu a procedência do recurso e votou pela cassação imediata de Fransuá e Peixoto. Marques foi seguido pelo colega de Corte Kon Tsih Wang.
Foto: REPRODUÇÃO
*Com informações do site O Poder