TRE-GO torna Caiado inelegível e cassa prefeito eleito de Goiânia; cabe recurso contra a decisão

Publicado em

O TRE-GO (Tribunal Regional Eleitoral de Goiás) tornou o atual governador do estado, Ronaldo Caiado (União), inelegível por 8 anos por abuso de poder político nas eleições de 2024. Na mesma decisão, a juíza Maria Umbelina Zorzetti também cassou o registro do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União), que foi apoiado por Caiado no pleito. Para a magistrada, o governador teria utilizado a sede do governo estadual para sediar dois eventos em apoio a Mabel. A decisão ainda cabe recurso. O R7 tenta contato com os citados na matéria, e o espaço permanece aberto.

A denúncia foi apresentada pela coligação do candidato Fred Rodrigues (PL), derrotado por Mabel no segundo turno das eleições. Segundo o documento, os eventos aconteceram nos dias 7 e 9 de outubro – início do segundo turno – e reuniram vereadores eleitos e lideranças políticas locais. “De acordo com os Investigantes, nos referidos eventos, o candidato Sandro Mabel e o governador teriam feito uso da palavra para discursar aos apoiadores, conforme relato dos próprios veículos de comunicação nas matérias jornalísticas veiculadas pela mídia”, afirma parte da decisão.

A defesa do governador alegou que os eventos foram “reuniões institucionais sem caráter público com o fim de parabenizar os candidatos eleitos pelo trabalho realizado, discutir estratégias emergenciais para a cidade e fortalecer o diálogo entre o Poder Executivo Estadual e a Câmara dos Vereadores”.

Porém, a juíza defendeu que a realização de atos de campanha de forma antecipada é “evidente”. “Notadamente pela publicação de fotografias do pré-candidato participando de eventos políticos e a veiculação de mensagens em rede social com o seguinte teor: “[…] saí com a certeza que mais uma vez o povo do Brejo irá me abraçar nessa jornada”, e “vamos juntos com fé, determinação e muita atitude”. Tais afirmações correspondem a pedido de voto por meio de palavras mágicas, uma vez que o êxito das urnas somente pode ser alcançado se for a vontade do eleitor”, completou.

Recurso

A chapa eleita de Goiânia e o atual governador podem recorrer na própria TRE-GO, em segunda instância, e depois para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Como o processo ainda não transitou em julgado, Mabel e vice poderão ser diplomados no próximo dia 19 e tomar posse no começo de 2025. Caiado já havia confirmado as intenções de concorrer à Presidência da República nas eleições de 2026.

 

 

 

*R7/Foto: Divulgação/Governador Ronaldo Caiado – 23-10-2024

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Avião é evacuado após falha no trem de pouso e princípio de incêndio nos EUA

Passageiros de um voo da American Airlines precisaram evacuar...

Turista morre após cair de altura de cerca de 50 metros durante highline na Chapada dos Veadeiros

Um praticante de highline morreu após cair de uma...

Quem é o falso diplomata preso após criar ‘embaixada’ de países fictícios na Índia

Harsh Vardhan Jain, de 47 anos, foi preso acusado...

Tarcísio menciona impacto de até 2,7% no PIB de SP com tarifa dos EUA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse neste...