Trump comenta desistência de Biden: ‘Não estava apto para concorrer à Presidência’

Publicado em

O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, comentou neste domingo (21) a desistência de seu oponente, o democrata Joe Biden, de concorrer à reeleição. O atual presidente de 81 anos estava sob pressão de aliados do partido para desistir da disputa após o mau desempenho em um debate, além de uma série de gafes que colocaram e dúvida a sua capacidade cognitiva.

Em uma rede social, Trump chamou Biden de corrupto e disse que ele não estava apto para concorrer à presidência dos EUA. “Ele só alcançou o cargo de presidente através de mentiras, fake news […] Todos aqueles ao seu redor, incluindo o seu médico e a mídia, sabiam que ele não era capaz de ser presidente, e ele não era”, escreveu Trump.

O ex-presidente disse ainda que a administração Biden fez com que milhões de pessoas atravessassem a fronteira dos EUA sem controle. “Muitos provenientes de prisões, instituições psiquiátricas e um número recorde de terroristas. Sofreremos muito devido à sua presidência, mas remediaremos muito rapidamente os danos que ele causou,” acrescentou.

A saúde e a capacidade cognitiva de Biden vinham sendo questionadas dentro e fora do partido dele. Alguns doadores haviam suspendido repasses financeiros à campanha, como forma de pressioná-lo a desistir.

O anúncio da desistência foi publicado em uma rede social. “Acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu me demita e me concentre apenas no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato”, afirma ele no comunicado, onde afirma que “dará mais detalhes sobre a decisão” ainda esta semana.

Minutos depois, Biden endossou Kamala Harris, vice-presidente do país, como candidata do Partido Democrata. “Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump”, afirmou Biden na rede social.

Candidatura questionada

A candidatura de Biden, que está com 81 anos, passou a ser questionada no fim de junho, quando ele se enrolou nas falas e não conseguiu completar frases durante um debate contra Trump. O próprio presidente admitiu que seu desempenho havia sido ruim, mas rechaçou abandonar a disputa.

A cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em 11 de julho, poderia ser uma possibilidade para que ele revertesse a opinião pública sobre suas condições cognitivas, mas o oposto aconteceu.

Anfitrião do evento, em Washington, Biden confundiu o nome do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o chamou de “presidente Putin”, com o ucraniano ao seu lado no palco.

Pouco depois disso, em uma entrevista, disse que havia escolhido sua “vice-presidente Trump”, em vez de mencionar Kamala Harris.

O jornal The New York Times noticiou recentemente que um neurologista especializado em distúrbios de movimento, incluindo a doença de Parkinson, esteve na Casa Branca oito vezes em um período de oito meses.

O governo americano, porém, negou que essas visitas tivessem relação com o presidente e disse que ele foi submetido a check-ups anuais desde que assumiu o cargo, sendo descartada em todos eles qualquer doença neurológica.

O ex-presidente Barack Obama, até então um defensor da candidatura de Biden, falou a aliados que ele deveria “considerar seriamente a viabilidade” da permanência na corrida, informou o jornal The Washington Post, na quinta-feira (18).

*R7/Foto: Alan Santos / Presidência da República

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Policiais resgatam oito pessoas feitas reféns por piratas no Amazonas

Oito tripulantes, incluindo uma criança de oito meses, foram...

Projeto de Joana Darc quer implementar sistema de multas por maus-tratos aos animais vinculados ao CPF

A deputada estadual Joana Darc (UB), autora do Projeto...

Janeiro: o mês da conscientização sobre a saúde mental

O primeiro mês do ano ganhou destaque nos últimos...