Trump confirma que sabia dos planos de ataques de Israel e ameaça Irã

Publicado em

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, na noite dessa quinta-feira (12/6), que estava ciente de que Israel realizaria ataques contra o Irã. “O Irã não pode ter uma bomba nuclear e esperamos voltar à mesa de negociações. Veremos. Há várias pessoas em posições de liderança no Irã que não retornarão”, disse Trump.

A declaração do presidente veio acompanhada por ameaças aos “radicais iranianos”: “Estão todos mortos agora e a situação só vai piorar”.

Os ataques israelenses contra o Irã mataram três dos principais comandantes militares do país, incluindo o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), Hossein Salami, o chefe das Forças Armadas Iranianas, Mohammad Hossein Bagheri, e o comandante do Comando de Emergência do Irã, Gholam-Ali Rashid.

Em entrevista ao canal Fox News, Trump disse que conversou diversas vezes nos últimos dias com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O governo Trump contatou pelo menos um aliado-chave do Oriente Médio para reconhecer que o ataque aconteceria, mas afirmou que os EUA não estavam envolvidos na ofensiva.

Depois, da rede Truth Social, o norte-americano fez uma série de ameaças ao regime iraniano:

“Dei ao Irã uma chance após a outra de fechar um acordo. Eu disse a eles, com as palavras mais fortes, para ‘simplesmente fazerem’, mas não importava o quanto tentassem, não importava o quão perto chegassem, eles simplesmente não conseguiam.

Eu disse a eles que seria muito pior do que qualquer coisa que eles sabem, anteciparam ou ouviram, que os Estados Unidos fabricam o melhor e mais letal equipamento militar do mundo, de longe, e que Israel tem muito disso, com muito mais por vir – e eles sabem como usá-lo.

Certos radicais iranianos falaram com coragem, mas não sabiam o que estava para acontecer. Estão todos mortos agora e a situação só vai piorar.

Já houve muita morte e destruição, mas ainda há tempo para acabar com essa matança, com os próximos ataques já planejados sendo ainda mais brutais.

O Irã precisa fechar um acordo, antes que não reste mais nada, e salvar o que antes era conhecido como ‘império iraniano’. Chega de mortes, chega de destruição, Simplesmente faça isso, antes que seja tarde demais. Deus abençoe a todos”.

O presidente disse esperar que os iranianos retornem à mesa de negociações, embora o Irã tenha sinalizado sua intenção de se retirar de novos acordos.

O ataque

As forças israelenses usaram cerca de 200 caças para atingir alvos no Irã, destruindo dezenas de radares e lançadores de mísseis terra-ar, bem como instalações nucleares.

O Irã lançou cerca de 100 drones de retaliação em direção a Israel horas depois, os quais as forças israelenses disseram estar trabalhando para interceptar.

Trump disse que está atento a qualquer retaliação e que o Comando Central dos EUA está em alerta máximo. Ele observou que os EUA estão prontos para se defender e defender Israel caso o Irã retalie. Nas últimas semanas, os EUA reabasteceram os mísseis Iron Dome.

O presidente deve participar de uma reunião do Conselho de Segurança Nacional ainda na manhã desta sexta-feira (13/6).

Fonte: Metrópoles/Foto: Sarah Silbiger/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Após críticas de Milei ao Mercosul, Lula diz que estar no bloco ‘protege’ os países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira...

Ibovespa bate 141 mil pontos, em nova máxima histórica. Dólar recua

Após abrir em alta, o dólar mudou o sinal e operava...

Motociclista Borja Gómez morre aos 20 anos em treino na França

O piloto espanhol Borja Gómez, de 20 anos de...

Garimpo ilegal na Amazônia gera doenças, estupros e assassinatos

Doenças provocadas pela exposição ao mercúrio, assédio, estupro, tentativas...