Trump impõe prisão de 1 ano para quem queimar a bandeira dos EUA

Publicado em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva para proibir a queima da bandeira norte-americana, impondo um ano de prisão para quem descumprir a medida.

O líder dos EUA emitiu o decreto nesta segunda-feira (25/8), durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. A ordem ocorre em meio aos atos contra a política imigratória do governo Trump. Em alguns protestos, os manifestantes queimaram a bandeira nacional.

“Em todo o país, eles estão queimando bandeiras. Em todo o mundo, eles queimam a bandeira americana. Se você queimar uma bandeira, você pega um ano de prisão. Sem saídas antecipadas, sem nada. Você pega um ano de prisão”, ressaltou Trump.

Em 1989, a Suprema Corte dos EUA decidiu, por 5 votos a 4, que queimar uma bandeira é uma forma de expressão política, e não seria ilegal, o que asseguraria que o ato não fosse um crime. No entanto, Trump alega que pôr fogo na bandeira é uma atitude “exclusivamente ofensiva” e uma “declaração de violência” contra os EUA, conseguindo reverter a antiga emenda.

“Em todo o país, eles estão queimando bandeiras. Por meio de um tribunal muito triste, eles chamaram isso de liberdade de expressão. Quando você queima a bandeira americana, isso incita tumultos”, justificou o presidente dos EUA.

Fiança sem dinheiro e o “presidente da Europa”

Trump também assinou, nesta segunda, ordens executivas para eliminar a fiança sem dinheiro para suspeitos presos em Washington D.C. e em outras jurisdições do país com políticas semelhantes. Ele decretou estado de emergência de segurança pública em Washington, capital norte-americana, e tem mobilizado tropas militares para a cidade.

O decreto sobre Washington determina que a administração tome certas medidas caso a cidade não altere a política de fiança sem dinheiro, incluindo “decisões, serviços ou aprovações de financiamento federal”.

Questionado sobre a cúpula na Casa Branca com líderes europeus para discutir sobre um possível cessar-fogo e garantias de segurança para a Ucrânia, Trump demonstrou satisfação com a reunião. “Eles me chamam de presidente da Europa”, brincou Trump.

Fonte: Metrópoles/Foto: Win McNamee/Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...