UEA na COP30: expedição científica da universidade monitora qualidade das águas amazônicas em rota até Belém

Publicado em

Iniciativa integra ciência, sustentabilidade e cooperação entre instituições amazônicas rumo à COP30

Com o objetivo de monitorar a qualidade das águas dos rios amazônicos e identificar impactos ambientais ao longo do trajeto entre Manaus e Belém (PA), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lidera uma expedição científica rumo à COP30, em Belém (PA). A missão faz parte do Programa de Monitoramento da Água, Ar e Solos do Estado do Amazonas (ProQAS/AM), desenvolvido pela UEA em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Grupo Atem.

Em Santarém (PA), a equipe foi recebida na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), onde os pesquisadores da UEA realizam análises em conjunto com docentes e alunos locais. O trabalho marca a primeira pesquisa de longo percurso ao longo do curso do Rio Amazonas, com coletas iniciadas em Manaus e que serão realizadas na jornada até a capital Belém.

As amostras recolhidas estão sendo analisadas em laboratórios especializados para identificar níveis de poluição, presença de resíduos e alterações químicas que indiquem riscos à saúde e ao meio ambiente. Algumas medições preliminares apontaram traços de óleo, possivelmente relacionados à poluição por combustíveis ou efluentes urbanos.

De acordo com o Prof. Dr. Sergio Duvoisin Jr., coordenador do grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT/UEA), o percurso inclui oito cidades entre Manaus e Belém, onde serão coletadas e analisadas amostras antes e depois de cada área urbana para avaliar a influência das cidades na qualidade da água. “Durante nossa ida de Manaus até Belém, escolhemos oito cidades no caminho onde vamos verificar a influência urbana na qualidade da água. A ideia é comparar os resultados antes e depois de cada cidade para entender o impacto humano no rio Amazonas. Além disso, teremos apresentações na COP, visitas guiadas ao barco e palestras sobre nossas campanhas de pesquisa”, explicou o professor Duvoisin.

Conhecimento científico

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, destacou que a presença da Universidade na COP30 reforça o papel das instituições amazônicas na geração de conhecimento científico voltado à sustentabilidade. “A UEA tem contribuído, de forma decisiva, para o entendimento dos impactos ambientais na Amazônia. Participar da COP30 com um projeto dessa relevância mostra o compromisso da nossa Universidade com a ciência e com o futuro sustentável da região”, afirmou o reitor.

Durante a COP30, o barco-laboratório da UEA ficará atracado na Marina Club, ao lado da Universidade Federal do Pará (UFPA). No local, a equipe científica realizará visitas guiadas e palestras diárias, permitindo que participantes do evento conheçam de perto as atividades de monitoramento ambiental desenvolvidas pela instituição. No evento, a equipe também realizará apresentações em estandes, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), com exposições sobre o ProQAS/AM e as rotinas de campanhas científicas realizadas em barcos de pesquisa por diversos rios.

A expedição seguiu nesta quarta-feira (5) para Monte Alegre (PA), onde novas coletas serão realizadas. Os dados obtidos servirão de base para relatórios e debates sobre a preservação dos rios amazônicos durante a conferência.

Fonte: Assessoria/Foto: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

O que diz o novo decreto da Igreja Católica sobre sexo no casamento

Um novo decreto da Igreja Católica atualiza orientações sobre sexo no casamento para...

Redução de pena de Bolsonaro emperra na Câmara, e PL cobra acesso ao relatório da anistia

Parlamentares de oposição afirmam que ainda não tiveram acesso ao relatório...

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...