Universidade canadense apresenta estratégias para sustentabilidade e geração de renda em comunidades indígenas da Amazônia

Publicado em

A Trent University de Ontário, Canadá, abordará como os biomas amazônicos podem ser fontes de bioeconomia e desenvolvimento para povos tradicionais.

O potencial da Amazônia para gerar renda e sustentabilidade para suas comunidades tradicionais será o foco de uma palestra internacional no Amazontech 2025. No dia 5 de setembro, às 10h30, o Cinema da UFRR receberá a palestra “Amazônia e seus biomas: sustentabilidade e renda para comunidades indígenas”, com a participação da Trent University de Ontário, Canadá. A atividade é gratuita e aberta ao público interessado.

Eliene Araújo, coordenadora do Amazontech, explica a essência e a importância dessa colaboração internacional para o evento.

“O foco principal desta palestra é trabalhar a sustentabilidade dentro das comunidades indígenas, para que elas percebam seu bioma como uma possibilidade de geração de negócios. A Trent University já está em parceria conosco, com o Sebrae, há quase seis meses. Essa parceria visa justamente entender como podemos vincular a bioeconomia e a sustentabilidade ao benefício das comunidades indígenas e ancestrais”, explica.

Eliene detalha o potencial dos recursos naturais para a inovação econômica. “A palestra vem muito com esse foco de aproveitar óleos essenciais e extratos da biomassa que podem se transformar em produtos nutracêuticos e farmacêuticos, contribuindo para que a comunidade seja inserida nesse processo. É sobre o aproveitamento sustentável dos recursos da floresta, gerando desenvolvimento e inclusão”, conclui.

Sobre o Amazontech 2025
Promovido pelo SEBRAE Roraima, com parceria da EMBRAPA, UFRR, FAPERR e os Sebrae dos estados da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 será realizado em Boa Vista, reunindo empresas, empreendedores, pesquisadores, autoridades e líderes comunitários do Brasil e de países vizinhos.
Com mais de 20 mil metros quadrados dedicados à inovação e sustentabilidade, o evento contará com mais de 100 atividades, entre seminários, palestras magnas, oficinas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos voltados ao aprendizado e ao networking. Entre os destaques estão o Hackathon (maratona de desenvolvimento de soluções tecnológicas) e a gravação de um podcast exclusivo.
O evento contará ainda com a presença de representantes da Guiana, Equador e Barbados, além de comitivas dos estados do AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO e do Sebrae Nacional, reforçando seu caráter internacional e integrador.
Entre os nomes confirmados na programação geral estão Monique Evelle, investidora do Shark Tank Brasil e empreendedora social, e Martha Gabriel, referência nacional em inovação digital.
O Amazontech 2025 é totalmente gratuito e aberto ao público: pequenos e médios empreendedores, startups, pesquisadores, investidores, instituições públicas e privadas, profissionais autônomos e lideranças comunitárias estão convidados a participar dessa grande imersão em inovação e desenvolvimento sustentável.
Inscrições e mais informações: https://amazontech.rr.sebrae.com.br

 

*Com informações da Assessoria/Foto: Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Brasil tem 16,4 milhões de moradores de favelas em 12.348 comunidades do tipo, revela IBGE

O Censo 2022 identificou 12.348 favelas e comunidades urbanas espalhadas...

Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de ‘Mortal Kombat’ e ‘Pearl Harbor’, morre aos 75 anos

Morreu, nesta quinta-feira (4), Cary-Hiroyuki Tagawa, ator japonês que...

GP de Abu Dhabi: Norris lidera 1º treino livre; Bortoleto é sétimo

Com um grid renovado, Lando Norris liderou o 1º...

Morte em zoo: PCPB diz que recinto de leoa seguia norma de segurança

As primeiras verificações da Polícia Civil da Paraíba não...