O grande volume de informações acaba deixando as pessoas distraídas e preocupadas, o que afeta suas habilidades de pensar, planejar e manter o foco, ter o humor estável e cultivar a empatia.
A partir dessa percepção, pesquisadores do MIT Center for WorkLife and WellBeing (Centro para Vida Profissional e Bem-Estar, em português) do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, que é ligado ao departamento de RH (Recursos Humanos) da instituição, decidiram investigar as estratégias mais usadas para quem precisa ter mais foco no trabalho.
Eles perguntaram a funcionários do MIT o que eles fazem quando se sentem estressados no ambiente profissional, como conseguem retomar a concentração quando se distraem, e como agem para administrar seu humor e seus relacionamentos. Veja os itens mais citados:
1. Dar um passeio – ele pode ser curto, rápido, dentro de casa mesmo, mas o melhor é conseguir sair, mudar de ares;
2. Respirar fundo algumas vezes – inspirar longamente e expirar ainda mais profundamente, deixando os ombros e músculos da face relaxarem enquanto respirar;
3. Não ler notícias durante o horário de trabalho e desligar os alertas do telefone celular, que são gatilhos para o estresse e para crises de ansiedade;
4. Decorar a mesa do escritório com imagens, citações ou poemas que façam você se sentir bem;
5. Rir. Para isso, é preciso encontrar uma piada engraçada ou uma pessoa com quem rir;
6. Massagear as têmporas e a nuca, sempre lembrando que a cabeça não vai cair se alguns desses músculos ficarem mais relaxados;
7. Lembrar-se de que você só pode controlar aquilo que é possível controlar;
8. Conectar-se com outras pessoas com compaixão, fazendo contato visual e sorrindo para todos por quem passar;
9. Fazer uma ‘ação aleatória de bondade’, conceito que vem do inglês RAK (Random act of kindness) – trata-se de um ato não premeditado, planejado para oferecer algum benefício ao mundo exterior;
10. Escolher ser otimista é a melhor opção, como disse o Dalai Lama;
11. Criar ‘períodos livres de preocupações’ durante o dia de trabalho – a preocupação geralmente é improdutiva e, em vez de ajudar a resolver os problemas, provoca ansiedade.
Segundo os especialistas do MIT, atitudes como essas são ‘contagiosas’ e contribuem para a melhoria do ‘clima’ de toda a comunidade que frequenta o ambiente de trabalho. Eles lembram que a ideia de comunidade não está ligada a consenso, mas a tolerância e aceitação de pontos de vista divergentes. Ouvir mais, ser curioso e se interessar verdadeiramente pelos outros vale a pena, aconselham.
Outra dica é reservar na agenda um momento, pode ser apenas um minuto, para relaxar e se manter consciente, estar presente e atento. Quem tiver dificuldade, pode contar com alguma das opções de aplicativos, podcasts e canais de meditação disponíveis na internet.
*R7/FOTO:FREEPIK / CREATIVEART