Vereador de São João de Meriti suspeito de ajudar o TCP a erguer barricadas é preso em operação

Publicado em

A Polícia Civil do RJ prendeu nesta terça-feira (25) um vereador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, durante a Operação Muro de Favores, que mira uma rede criminosa ligada à facção Terceiro Comando Puro (TCP), a 2ª maior do estado. Ernane Aleixo (PL) foi pego em casa, após agentes arrombarem o portão. Outras 4 pessoas foram presas.

Ernane, o 3º mais votado nas eleições do ano passado, é suspeito de oferecer suporte logístico e operacional à facção em troca de benefícios financeiros e eleitorais. Áudios e mensagens obtidos pelos investigadores indicam que ele teria fornecido maquinário e estrutura para a construção de barricadas em Vilar dos Teles, dificultando o acesso das forças de segurança e de serviços públicos às comunidades.

O delegado Vinícius Miranda afirmou ter identificado “uma clara troca de favores”. “Não só de favores, o que piora a situação. Houve o uso aparente de um bem público contra o povopara erguer barricadas”, afirmou.

Na casa de Ernane, agentes apreenderam dinheiro em espécie.

Mandados

 

Agentes saíram para cumprir 8 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Meriti. A ação foi deflagrada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD) e integra a estratégia Barricada Zero, do governo do estado.

De acordo com as investigações, o TCP mantinha uma rede de “favores” envolvendo políticos locais para garantir o controle de áreas da Baixada Fluminense, como as comunidades Trio de Ouro (Meriti), Guacha e Santa Tereza (Belford Roxo). Há indícios de que Ernane também negociava vagas de emprego em hospital da região em troca de apoio político.

O núcleo investigado era chefiado por Marlon Henrique da Silva, o Pagodeiro, preso no ano passado e braço direito do traficante Geonário Fernandes Pereira Moreno, o Genaro, chefe do TCP na região. Pagodeiro confessou ter matado 3 vítimas, incluindo uma mulher, durante um confronto com facção rival há 2 anos.

Nesta terça, outra presa foi Luciana Adelia Theofilo, mulher de Pagodeiro.

A operação busca desarticular a estrutura hierárquica e financeira do TCP, removendo barricadas e retomando o controle do Estado em comunidades da região.

Ainda segundo a Polícia Civil, o núcleo investigado atuava em crimes como tráfico de drogas, homicídios, extorsão de comerciantes e lavagem de dinheiro.

*g1/Foto:  Reprodução/TV Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Mãe de Oruam chora em vídeo e diz: “Quero que meu filho se entregue”

Márcia Gama, mãe de Oruam, usou as redes sociais...

Nova CNH: como funciona o novo sistema de pontos da prova prática, que não tem falta eliminatória

A publicação do Manual Brasileiro de Exames de Direção...

O que se sabe sobre a prisão de piloto em SP acusado de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta...

Tarcísio sanciona lei que autoriza sepultamento de cães e gatos em jazigos da família em SP

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta terça-feira (10) o...