A vitória espetacular de Max Verstappen, da RBR, após sair da 17ª posição no GP de São Paulo praticamente definiu o campeonato de pilotos. O holandês abriu 62 pontos de vantagem para Lando Norris, da McLaren, e pode garantir o tetracampeonato da Fórmula 1 já na antepenúltima etapa da temporada, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Para isso, precisa manter a distância acima de 60 pontos ao término da corrida.
Veja abaixo, em detalhes, quais são as contas que Verstappen precisa fazer para poder comemorar o título nos EUA. O GP de Las Vegas acontecerá na madrugada do dia 24 de novembro, às 3h da manhã (horário de Brasília). O ge vai acompanhar tudo em tempo real.
Cenário atual
Depois de dar fim ao jejum de dez corridas sem vencer e ver o rival Lando Norris acabar em sexto, Max Verstappen aumentou a distância que era de 47 pontos para 62 – 15 a mais, portanto, com uma corrida a menos por fazer. De quebra, acabou com as chances de título de Charles Leclerc e Oscar Piastri.
Com três corridas para o fim, Max Verstappen soma 393 pontos, contra 331 de Lando Norris. Além de Las Vegas, a Fórmula 1 ainda vai passar por Catar e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Ainda estão em disputa 86 pontos: 26 de Las Vegas, 26 de Abu Dhabi e 34 do Catar, que terá também a corrida sprint.
As contas
Max Verstappen precisa fazer o seu papel para garantir o título em Las Vegas: chegar à frente de Norris ou igualar a pontuação do britânico da McLaren. Caso a distância atual de 62 pontos seja mantida ou ampliada após Las Vegas, restarão apenas 60 pontos em disputa, e Norris nada poderá fazer.
Mas e se Max Verstappen terminar atrás de Lando Norris? Caso chegue atrás, Max ainda pode garantir o título nos EUA se a distância entre os dois na corrida for de, no máximo, dois pontos.
Se Norris fizer exatos dois pontos a mais que Verstappen no GP de Las Vegas, a diferença entre os dois cairá para 60 – o exato número que estará em disputa até o final do ano. Porém, Max já poderia comemorar o título por causa do primeiro critério de desempate: o número de vitórias. Ele soma oito triunfos na atual temporada contra três do piloto da McLaren. Logo, não pode mais ser alcançado.
Fonte: Globo Esporte/Foto: Getty Images