Volkswagen cancela layoff de 800 trabalhadores e anuncia férias coletivas para fábrica de Taubaté, SP

Publicado em

A Volkswagen anunciou neste domingo (23) que cancelou o layoff (suspensão do contrato de trabalho) de 800 funcionários de um turno da fábrica de Taubaté (SP), após bons resultados de vendas. No entanto, a montadora decidiu adotar férias coletivas de dez dias para a unidade.

De acordo com a Volks, a suspensão do layoff é motivada pelo desempenho positivo do modelo Polo. Com o bom resultado, a empresa decidiu ajustar as medidas de flexibilidade para a fábrica de Taubaté (SP), cancelando o layoff e adotando as férias coletivas.

Segundo a Volks, as férias coletivas serão aplicadas para os dois turnos de produção da planta de Taubaté, iniciando no dia 31 de julho. A empresa destacou que essa medida de flexibilização está prevista no Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen.

Inicialmente, a Volks estava prevendo iniciar a suspensão dos contratos de trabalho no dia 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção. A produção não seria paralisada, mas sim reduzida, já a unidade conta com dois turnos de trabalho.

Na data do anúncio do layoff a montadora não informou os motivos para adoção da medida. Apesar disso, o sindicato afirmou na época que a empresa alegou que a suspensão dos contratos seria feita para adequar o volume de produção ao mercado, impactado pelos altos juros.

Em maio, a montadora havia informado que colocaria cerca de 800 trabalhadores em layoff a partir do mês seguinte. Apesar disso, voltou atrás e cancelou a medida de flexibilização após o governo federal comunicar o corte de impostos para reduzir o preço dos carros populares.

A produção ficou parada por oito dias entre junho e julho e foi retomada no último dia 4 de julho. A fábrica de Taubaté conta com cerca de 3,1 mil trabalhadores e produz o Polo Track.

Fábrica da Volkswagen em Taubaté. — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

Fábrica da Volkswagen em Taubaté. — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

*g1 / Foto: Volkswagen/ Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Às vésperas da COP 30, Roberto Cidade destaca lei de sua autoria que incentiva o uso do biogás e do biometano

Com o intuito de melhorar o aproveitamento dos resíduos...

Vereador Sargento Salazar alerta para cratera no Coroado e Ação Judicial obriga prefeitura a agir

Manaus, 21 de janeiro de 2025 – O vereador...

Juros, dólar e bitcoin: o que o mercado espera de Donald Trump e quais os impactos para o Brasil

Eleito presidente dos Estados Unidos em novembro de 2024, Donald...

Programação de eventos da Escola do Legislativo da Aleam é divulgada e dá ênfase aos programas voltados à cidadania

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da...