Volkswagen Saveiro vai sair de linha no Brasil após 45 anos

Publicado em

Representante histórica da Volkswagen no segmento de picapes pequenas no Brasil, Saveiro vai encerrar sua trajetória no mercado nacional após quase meio século à venda. A marca ainda não oficializou a decisão, mas desde já Autoesporte pode afirmar que a caminhonete sairá de linha até o início de 2027, encerrando um ciclo de 45 anos, com três gerações e diversas reestilizações.

A despedida tem como motivação principal a chegada da Tukan, que acaba de ter seu nome confirmado pela Volkswagen. A novata será lançada ainda em 2026 e terá a importante missão de preencher a lacuna deixada pela Saveiro, rivalizando tanto com as versões mais caras da Fiat Strada quanto com as configurações de acesso da Toro.

Para tanto, a Tukan não deverá abrir mão da vocação para o trabalho que sempre acompanhou a picape derivada do Gol, especialmente nas versões Robust. Ao mesmo tempo, apostará em linhas mais arrojadas e atraentes, substituindo o visual já cansado e pouco chamativo da Saveiro, que está na mesma geração desde 2010.

Saveiro é o carro nacional mais antigo da Volkswagen

 

Com quase 45 anos de produção ininterrupta, a Saveiro é o carro mais antigo da Volkswagen no Brasil. Só a geração atual, por exemplo, está em linha há 16 anos. O adeus do modelo encerrará um capítulo importante na história da marca no segmento e colocará fim ao último resquício deixado pelo saudoso Gol no mercado: a plataforma PQ24.

A matriz foi lançada no hatch em 2008 e, desde 2010, é compartilhada com a Saveiro. Trouxe modernidades como motor em posição transversal e aços de alta resistência, mas já está datada para a atual realidade do mercado. Na Tukan, a Volkswagen usará a arquitetura MQB A0 já presente no T-Cross.

De quebra, morrerá também — pelo menos no catálogo nacional — o motor 1.6 MSI aspirado de 116 cv, hoje usado unicamente pela Saveiro. Para exportação, vale lembrar, o propulsor deverá continuar sendo produzido, já que equipa versões do Tera e do Polo Track vendidas em países vizinhos.

Saveiro tem nome de barco

 

Lançada em 1982, ainda baseada no chamado ‘Gol quadrado’, a Saveiro nasceu para brigar com Fiat Fiorino e Ford Pampa, as duas principais caminhonetes pequenas da época. O nome é uma homenagem a um tipo de embarcação que transporta passageiros e carga ao mesmo tempo — ou seja, as mesmas funcionalidades da picape.

Em quase meio século de história, a Saveiro acumula cerca de 1,9 milhão de unidades produzidas, incluindo mais de 280 mil unidades exportadas para diversos países da América Latina. Hoje, é vendida nas versões Robust, Trendline e Extreme, sempre com motor 1.6 MSI e câmbio manual de cinco marchas. A cabine pode ser simples ou dupla, mas apenas com duas portas.

Fonte: Auto Esporte/Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

‘Dor difícil de explicar’: família agradece apoio e se declara ao influenciador Henrique Maderite

A família do influenciador Henrique Maderite, que morreu na tarde...

SP é único estado que não usa sistema de alertas de crianças desaparecidas nas redes sociais

São Paulo é o único estado do país fora...

Professora assassinada a facadas distribuiu chocolates e bilhetes motivacionais antes do crime em RO

A professora Juliana Santiago, assassinada por um aluno dentro de...