Voo 2283: Cenipa deve concluir perícia inicial no local do acidente nesta segunda (12)

Publicado em

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), informou que deve concluir nesta segunda-feira (12) a perícia inicial feita no local em que o avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP).

Essa primeira etapa de atuação e análise no local do acidente aéreo é chamada de “Ação Inicial” pelo Cenipa, que atua desde sexta-feira (9), data da queda da aeronave que vitimou 62 pessoas.

Em entrevista coletiva neste domingo (11), o brigadeiro Marcelo Moreno disse que o órgão obteve 100% das informações de voz e dados dos momentos que antecederam a queda do voo.

A próxima fase da investigação é a análise de dados, que inclui o exame das “atividades relacionadas ao voo, ao ambiente operacional e aos fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros”.

A previsão é que o Cenipa divulgue o relatório preliminar da investigação do acidente em até 30 dias.

Retirada dos destroços

Sobre a retirada da aeronave do local, o Cenipa afirmou que, conforme as normas aeronáuticas, será de “responsabilidade do explorador da aeronave providenciar e custear a higienização do local, dos bens e dos destroços de modo a evitar prejuízos à natureza, à segurança, à saúde, ou à propriedade de outrem ou da coletividade”.

Assim, caberá à companhia aérea Voepass fazer a retirada do avião após a liberação por parte da investigação do Cenipa e das autoridades policiais.

O Voo 2283 decolou de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. O avião despencou girando sobre um condomínio de casas em Vinhedo, caindo sobre um terreno ao lado de residências.

A queda deixou 62 mortos, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. Pessoas em solo não foram feridas. O acidente aéreo é considerado o pior desde 2007 registrado no Brasil.

Foto: Reprodução/ *CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...

Caso Benício: colega de trabalho diz em depoimento que alertou técnica para não aplicar adrenalina na veia

Novos depoimentos colhidos pela Polícia Civil na sexta-feira (5)...

Dino marca para fevereiro de 2026 julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu...