Vulcão Kilauea, no Havaí, entra em novo episódio de erupção; veja espetáculo

Publicado em

Vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção. Imagens do Serviço Geológico dos Estados Unidos mostram que o episódio começou na tarde de domingo (25).

Esse é o 23º episódio da atual erupção do Kilauea, que teve início em 23 de dezembro de 2024.

As imagens, obtidas pelo g1 via agência Reuters, mostram fontes de lava impressionantes –segundo o Serviço Geológico americano, elas ultrapassaram os 300 metros de altura.

Vulcão efusivo mais ativo do mundo

O Kilauea é um vulcão efusivo, cujas erupções são caracterizadas pela emissão de lava fluida pouco viscosa e bastante líquida. Por ser tão fluida, o magma consegue escoar facilmente pela superfície, criando extensos campos de lava, em vez de se acumular e provocar explosões violentas.

Nesse tipo de vulcão, a pressão dos gases dentro do magma é menor e eles são liberados de forma gradual, o que resulta em pouca ou nenhuma atividade explosiva. O Kilauea é um exemplo clássico do tipo de erupção de vulcões do Havaí, com fontes de lava e fluxos constantes.

Atividade do Kilauea começou nos anos 1980

Em dezembro de 2005, uma parede de rochas se rompeu, formando um abismo de 18 metros à beira-mar. Desse local, um rio de lava do Kilauea fluiu, criando uma nova plataforma que se estendeu pela ilha.

Essa queda de lava e rochas foi a maior já registrada no Kilauea desde que ele entrou em erupção em 1983. A erupção mais recente, a atual, começou em 23 de dezembro de 2024.

O Kilauea é considerado pelos cientistas o vulcão mais ativo do mundo. Ele faz parte de um grupo de vulcões ativos que incluem o Stromboli e o Etna (Itália), o Monte Érebo (Antártida) e o Piton de la Fournaise (Reunião, França).

Atração turística

Desde 1840, o vulcão é visitado por turistas. Empresários locais aproveitaram a popularidade e construíram vários hotéis na região. O mais famoso deles é o Volcano House, o único hotel e restaurante localizado dentro dos limites do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí.

O Museu Thomas A. Jaggar, situado na borda da caldeira do Kilauea, oferece um deck de observação com a melhor vista protegida da cratera.

Fonte: G1/Foto: U.S. Geological Survey via AP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

PF prende trio que divulgava vídeos de abuso contra mulheres sedadas; sete são investigados

A PF (Polícia Federal) cumpriu três mandados de prisão temporária e...

Dobra na orelha: o que fazer se você tem o sinal de Frank e quais os riscos de problema no coração

A presença de uma dobra diagonal no lóbulo da...

Master: PF mira fraude na Rioprevidência e apreende dinheiro jogado de apartamento

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da...

Paes confirma Shakira como atração em Copacabana, em 2026

A cantora Shakira foi confirmada como atração do show gratuito na praia...