O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou a trégua de Páscoa anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, de “mais uma tentativa de Putin de brincar com vidas humanas”. De acordo com Zelensky, “alertas de ataque aéreo estão se espalhando pela Ucrânia. Drones em nossos céus revelam a verdadeira atitude de Putin em relação à Páscoa e à vida humana”.
A fala acontece após Putin, anunciar, neste sábado (19/4), um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Os russos vão suspender todas as operações das 18h deste sábado até a 0h da próxima segunda-feira (21/4).
“Guiado por considerações humanitárias, hoje, a partir das 18 horas até a meia-noite de domingo para segunda-feira, o lado russo declara um cessar-fogo pascal. Ordeno que, durante este período, todas as operações militares sejam suspensas. Partimos do princípio de que o lado ucraniano seguirá o nosso exemplo. No entanto, as nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações do cessar-fogo e provocações por parte do inimigo, quaisquer ações agressivas suas”, afirmou Putin.
Após o anúncio, o chanceler ucraniano, Andrii Sibiga, afirmou que espera “ações, não palavras”, chamando Putin de não é confiável.
“Putin acabou de fazer declarações sobre sua suposta disposição de pedir um cessar-fogo. Putin agora fez declarações sobre sua suposta prontidão para um cessar-fogo. 30 horas em vez de 30 dias. Infelizmente, temos um longo histórico de declarações não condizentes com suas ações”, escreveu Sibiga nas redes sociais.
*Metrópoles/Foto: Arte Metrópoles