Restauro de estátua de Tenreiro Aranha gera críticas de especialistas em Manaus: ‘Desastroso’

Publicado em

O restauro da estátua de Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas, vem gerando críticas de especialistas e da população em Manaus. Isso porque, a escultura, que é de bronze, foi pintada de dourado durante as obras de revitalização da Praça 5 de Setembro, conhecida como Praça da Saudade, no Centro da capital, onde o monumento fica localizado.

As obras de revitalização foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp). O g1 chegou a questionar a pasta sobre o processo de restauro da escultura, mas até o momento não obteve nenhuma resposta por parte do órgão.

Para o historiador Fábio Augusto, o restauro foi, no mínimo, desastroso. Segundo ele, era necessário um estudo técnico para que a escultura – considerada uma das mais importantes do estado – passasse pelo procedimento.

“Não se pinta bronze, ainda mais com uma cor dourada berrante. A pátina, composto químico que se forma sobre o bronze e que é responsável por esse aspecto de envelhecimento, foi retirada. A obra é uma das mais importantes da cidade, confeccionada pelo escultor italiano Enrico Quattrini, para homenagear o primeiro presidente da província do Amazonas e um dos mais fervorosos defensores da sua criação”, falou.

Ainda segundo Augusto, não é a primeira vez que “intervenções” desse tipo ocorrem e, posteriormente, demonstram que o trabalho foi feito sem nenhum aval de especialistas.

“Essa obra, como todo o Centro, deveria ter recebido um tratamento técnico com aval de especialistas, seja historiadores, restauradores e arquitetos. Mas, infelizmente, isso não ocorreu e não é a primeira vez que isso acontece. Já tivemos algumas intervenções no Centro que foram totalmente desastrosas e que, posteriormente, soube-se que não foram feitas com aval de órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico”, pontuou.

Nas redes sociais, a população também criticou o restauro da estátua. Em uma página que reúne fotos antigas da capital, seguidores questionaram a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional diante da situação.

Houve quem também chegou a marcar o prefeito da capital, David Almeida, para saber o que aconteceu no processo de revitalização do espaço e pediu respeito com a história da capital.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Decisão de Gilmar sobre impeachment pode travar agenda do governo no Congresso

A decisão liminar do ministro Gilmar Mendes, que mudou as...

Multa contra rede X coloca UE e EUA em nova rota de colisão

A Comissão Europeia multou na sexta-feira (05/12) a rede social...

Caso Benício: ‘Estávamos muito ansiosos para esse momento’, diz mãe ao relembrar que filho celebraria formatura do ABC

Os pais de Benício Xavier, de 6 anos, em Manaus, publicaram nas...

Messi supera Müller e leva Inter Miami a título inédito da MLS

O Inter Miami conquistou neste sábado (6) o primeiro título da MLS de...