Irritado com exercícios militares da Coreia do Sul e EUA, Kim Jong-un dispara míssil nuclear submarino

Publicado em

A Coreia do Norte testou dois mísseis estratégicos de cruzeiro disparados de um submarino neste domingo (9), informou a agência de notícias estatal KCNA. Amanhã, segunda-feira (10), está previsto o início de novos exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul. A palavra “estratégico” é normalmente usada para descrever armas com capacidade nuclear.

Segundo a KCNA, o lançamento confirmou a confiabilidade do sistema e testou as operações ofensivas subaquáticas das unidades submarinas que fazem parte da dissuasão nuclear da Coreia do Norte.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) afirmou que os militares estavam em alerta máximo e que a agência de inteligência do país estava trabalhando com sua contraparte dos EUA para analisar os detalhes do lançamento.

Amanhã, tropas sul-coreanas e americanas estão programadas para iniciar 11 dias de exercícios conjuntos, apelidados de Escudo da Liberdade 23, que serão realizados em uma escala não vista desde 2017.

Os exercícios fortalecerão a postura defensiva combinada dos aliados, declararam as duas Forças Armadas, e contarão com exercícios de campo.

A Coreia do Norte há muito se irrita com os exercícios que considera um ensaio para a invasão de seu território. Ela conduziu um número recorde de testes e exercícios de mísseis no ano passado, no que diz ser um esforço para aumentar sua dissuasão nuclear e tornar mais armas totalmente operacionais.

“É muito lamentável que a Coreia do Norte esteja usando nossos exercícios defensivos regulares como pretexto para provocação”, disse Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lida com as relações com o país do norte. “Espero que a Coreia do Norte perceba que não há nada que eles possam ganhar com a escalada das tensões na península coreana.”

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Flávio Bolsonaro define anistia como prioridade após ser escolhido para disputar Presidência

Escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência...

Copa do Mundo: dia de jogo do Brasil é folga? Pode assistir no trabalho? Tire dúvidas

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo realizado nesta sexta-feira...

Conta de luz deve fechar ano com aumento de 7%, aponta Aneel

A última edição do InfoTarifa em 2025, divulgado pela Aneel (Agência...

PM suspeito de lavagem de dinheiro é exonerado da Casa Militar após ser preso com R$ 2,5 milhões em Manaus

O cabo da Polícia Militar preso com R$ 2,5 milhões...