Irritado com exercícios militares da Coreia do Sul e EUA, Kim Jong-un dispara míssil nuclear submarino

Publicado em

A Coreia do Norte testou dois mísseis estratégicos de cruzeiro disparados de um submarino neste domingo (9), informou a agência de notícias estatal KCNA. Amanhã, segunda-feira (10), está previsto o início de novos exercícios militares entre Estados Unidos e Coreia do Sul. A palavra “estratégico” é normalmente usada para descrever armas com capacidade nuclear.

Segundo a KCNA, o lançamento confirmou a confiabilidade do sistema e testou as operações ofensivas subaquáticas das unidades submarinas que fazem parte da dissuasão nuclear da Coreia do Norte.

O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) afirmou que os militares estavam em alerta máximo e que a agência de inteligência do país estava trabalhando com sua contraparte dos EUA para analisar os detalhes do lançamento.

Amanhã, tropas sul-coreanas e americanas estão programadas para iniciar 11 dias de exercícios conjuntos, apelidados de Escudo da Liberdade 23, que serão realizados em uma escala não vista desde 2017.

Os exercícios fortalecerão a postura defensiva combinada dos aliados, declararam as duas Forças Armadas, e contarão com exercícios de campo.

A Coreia do Norte há muito se irrita com os exercícios que considera um ensaio para a invasão de seu território. Ela conduziu um número recorde de testes e exercícios de mísseis no ano passado, no que diz ser um esforço para aumentar sua dissuasão nuclear e tornar mais armas totalmente operacionais.

“É muito lamentável que a Coreia do Norte esteja usando nossos exercícios defensivos regulares como pretexto para provocação”, disse Koo Byoung-sam, porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, que lida com as relações com o país do norte. “Espero que a Coreia do Norte perceba que não há nada que eles possam ganhar com a escalada das tensões na península coreana.”

*R7

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Investigadores cercam fazenda após fugitivos de Mossoró serem vistos por moradores

Os investigadores da força-tarefa que buscam os dois fugitivos da penitenciária federal...

Número de bebês registrados sem o nome do pai chegou a 172 mil em 2023 no Brasil, o maior em 7 anos

O Brasil registrou mais de 172 mil certidões de nascimento sem...

Caixa vê cenário complexo para captação em 2025 e quer buscar novas fontes

A Caixa Econômica Federal quer liderar as discussões do...

Criminosos invadem festa, incendiam local e matam rapaz com tiro no rosto

Um homem, de 34 anos, foi morto neste sábado...