Eventos reúnem estudantes e profissionais do jornalismo em Manaus

Publicado em

Dois eventos reúnem estudantes e profissionais do jornalismo, em Manaus, nesta semana. O 22º Encontro Nacional de Jornalismo (Enejor) e o 3º Congresso de Jornalismo da Amazônia (Conjor) começaram nesta terça-feira (25) e seguem até a sexta-feira (28). A entrada é gratuita.

Além da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), outras instituições de ensino recebem a programação.

Nesta edição, os eventos discutem ciência e o meio ambiente na atividade do jornalista. Participam da programação palestrantes do Brasil e de outros países.

Os encontros foram organizados pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC) e pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A iniciativa conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Uma das conferências ocorreu às 9h desta terça-feira, no Auditório Rio Solimões, no campus da Ufam, no bairro Coroado, em Manaus. Com o tema ‘La comunicación climática y de la biodiversidad en tiempos de multicrisis’, a conferência internacional será ministrada pelo pesquisador Rogelio Fernández-Reyes, do Observatório de Mídia e Mudanças Climáticas (MeCCO) da Universidade do Colorado, nos EUA.

A atividade foi coordenada pela presidente da Abej, Marluce Zacariotti.

Enejor e Conjor em Manaus — Foto: Divulgação
Enejor e Conjor em Manaus — Foto: Divulgação

Segundo o coordenador do Enejor, Allan Rodrigues, a conferência é apenas uma das palestras que terá como foco a pauta ambiental. Ao longo dos quatro dias de eventos, também haverá mesas-redondas e oficinas que abordarão o tema, como: ‘Fotojornalismo como ferramenta de denúncia e proteção ambiental’; ‘Jornalismo científico e ambiental no Brasil’ e ‘Jornalismo e resistência: vozes que falam pelo meio ambiente’.

Tanto o Enejor quanto o Conjor acontecem de forma presencial em diferentes instituições de Ensino Superior (IES). A programação inclui o campus da Ufam, o Centro Universitário Fametro, Uninorte e Faculdade Boas Novas (FBN).

Também há transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal do Portal da Ciência.

No evento, os cursos de jornalismo da Região Norte trocam experiências com professores, pesquisadores e estudantes, com o intuito de melhorar o ensino e a prática jornalística.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Por que o ministro Luiz Fux votou contra medidas restritivas a Jair Bolsonaro?

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi...

Governistas e oposição veem prisão de Bolsonaro como iminente

Oposição e governo chegam a esta terça-feira (22/7) com...

Após quase 3 anos de desconto, tarifa do Zona Azul Manaus retorna ao valor integral

Decisão judicial encerra benefício temporário concedido pela concessionária desde...

Rússia adota tom pessimista antes de negociações por cessar-fogo com Ucrânia: ‘Não esperem milagre’

A Rússia adotou um tom pessimista nesta terça-feira (22), na véspera...