Meta, dona do Facebook e Instagram, é multada em US$ 1,3 bilhão por compartilhar dados de usuários europeus com os EUA

Publicado em

A Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, foi multada pela Autoridade Irlandesa de Proteção de Dados (IE DPA) em €1.2 bilhão (quase US$ 1,3 bilhão ou R$ 6,4 bilhões) por violar as regras de proteção da União Europeia.

A empresa foi acusada de compartilhar os dados dos usuários europeus com os Estados Unidos.

A informação foi divulgada pelo Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) da União Europeia, nesta segunda-feira (22).

Andrea Jelinek, presidente da EDPB, disse: “A EDPB concluiu que a violação da Meta é muito grave, pois diz respeito a transferências sistemáticas, repetitivas e contínuas. O Facebook tem milhões de usuários na Europa, então o volume de dados pessoais transferidos é enorme. A multa sem precedentes é um forte sinal para as organizações de que infrações graves têm consequências de longo alcance”.

A decisão se aplica apenas ao Facebook, e não ao Instagram e ao WhatsApp. Segundo o EDPB, essa é a maior penalidade da União Europeia envolvendo as regras de proteção de dados.

A Autoridade Irlandesa de Proteção de Dados também solicitou que a Meta suspendesse imediatamente o compartilhamento de dados dos usuários.

Porém, de acordo com o Wall Street Journal, a companhia disse foi acusada injustamente, já que o compartilhamento de dados é feito por milhares de empresas.

“Sem a capacidade de transferir dados entre fronteiras, a internet corre o risco de ser dividida em silos nacionais e regionais, restringindo a economia global e deixando os cidadãos de diferentes países incapazes de acessar muitos dos serviços compartilhados que confiamos”, disse Nick Clegg , presidente de assuntos globais da Meta, e Jennifer Newstead, diretora jurídica da empresa, em comunicado.

Nos termos da decisão, a Meta terá cinco meses para implementar medidas para interromper todas as futuras transferências de dados pessoais para os Estados Unidos e seis meses para impedir “o processamento ilegal, incluindo armazenamento, nos EUA de dados pessoais da UE /Usuários da EEA transferidos em violação do GDPR.”

A empresa disse que pretende recorrer.

Outros processos

Nos últimos anos, a Meta foi alvo de outros processos envolvendo a proteção de dados. Em fevereiro de 2022, a companhia concordou em pagar US$ 90 milhões para encerrar um processo de privacidade que acusa a rede social de rastrear a atividade dos usuários na internet, mesmo quando estão desconectados.

À época, os usuários acusaram a rede social de violar leis federais e estaduais americanas de privacidade e escutas telefônicas, ao usar plugins para armazenar cookies que rastreavam visitas a sites externos contendo botões de “curtir” do Facebook.

Foto: Reprodução/Facebook

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Funcionário morto em condomínio de Manaus deixa filho de 10 anos; administração destaca profissionalismo

A administração do Residencial Tocantins II Etapa lamentou a morte...

Justiça reduz aluguel pago por ex a Stênio Garcia em briga por imóvel

A disputa judicial entre Stênio Garcia e sua ex-esposa, Clarice Piovesan, ganhou...

Itamaraty diz que não há brasileiros atingidos por terremotos na Venezuela

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que, até o...