Água sanitária e sabão: Entenda os riscos de misturar produtos químicos para limpeza de casa

Publicado em

É comum as pessoas misturarem vários produtos de limpeza em um só recipiente para fazer uma faxina em casa. No entanto, essa mistura pode ser fatal, conforme explica o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Anderson Martinez Santana. No último sábado (19), a estudante de publicidade e propaganda, Maria Luiza Rodrigues, de 20 anos, sofreu uma intoxicação e foi socorrida às pressas após misturar químicos de limpeza enquanto lavava o banheiro de casa, em Cuiabá.

Segundo o professor, misturar dois ou mais substâncias, cria-se um novo produto ainda mais tóxico.

“Não há necessidade de você criar produtos a base de formol ou a base de fenol, são aqueles à base de pinho e lavanda, você pode estar criando um produto mais tóxico ainda”, disse.

Anderson explica que o princípio ativo da água sanitária, por exemplo, possui cloro em sua composição e, ao entrar em contato com a água, gera um ácido 80 vezes mais eficiente, não sendo necessário misturar mais produtos.

“Quando você mistura mais produtos, gera calor e libera esse gás cloro da água sanitária. Esse gás é extremamente irritante e tóxico em contato com a pele e com os olhos”, ressalta.

De acordo com o farmacêutico, licenciado em química, doutor em farmacoquímica e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Flávio Valadares Pereira Borges, produtos de limpeza não são feitos para serem misturados.

“Além de causar irritação, a mistura desses produtos pode causar asfixia. Sempre que for utilizar produtos de limpeza, deve-se manter portas e janelas sempre abertas para ter a circulação de ar”, alerta.

 Misturar produtos químicos é muito perigoso pois ao misturar dois ou mais substâncias, um muito mais tóxico pode ser criado — Foto: Getty Images/Via BBC

Misturar produtos químicos é muito perigoso pois ao misturar dois ou mais substâncias, um muito mais tóxico pode ser criado — Foto: Getty Images/Via BBC

🧼O que fazer

Em caso de contato com o produto tóxico, os especialistas explicam que o mais indicado é procurar o médico mais próximo de casa.

“Se tiver contato com a pele, é indicado colocar água, mas procurar um médico, imediatamente. Em sinais de inalação ou se ingerido, procure um médico às pressas e não beba água”, pontuou.

Para Flávio Valadares Pereira Borges, uma outra opção é ligar para o Disque intoxicação da ANVISA 0800-722-6001.

*g1 / Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Familiares de Mano Menezes morrem em acidente na BR-293; técnico volta a Porto Alegre

Familiares do técnico Mano Menezes estão entre as vítimas do acidente...

Capitão Alberto Neto fala com Bolsonaro por vídeo chamada direto do interior do Amazonas| Veja vídeo

https://www.instagram.com/reel/DJwxdXtx6nq/?utm_source=ig_web_copy_link     *Assessoria/Vídeo: Instagram 

Inauguração de salas do ProEnSP e novos laboratórios fortalece ensino em Enfermagem em Saúde Pública na UEA

Espaços foram equipados com materiais de alta qualidade para...

Governo adia em 1 ano regra que obriga empresas a avaliar saúde mental de trabalhadores

O Ministério do Trabalho e Emprego adiou nesta sexta-feira...