Água sanitária e sabão: Entenda os riscos de misturar produtos químicos para limpeza de casa

Publicado em

É comum as pessoas misturarem vários produtos de limpeza em um só recipiente para fazer uma faxina em casa. No entanto, essa mistura pode ser fatal, conforme explica o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Anderson Martinez Santana. No último sábado (19), a estudante de publicidade e propaganda, Maria Luiza Rodrigues, de 20 anos, sofreu uma intoxicação e foi socorrida às pressas após misturar químicos de limpeza enquanto lavava o banheiro de casa, em Cuiabá.

Segundo o professor, misturar dois ou mais substâncias, cria-se um novo produto ainda mais tóxico.

“Não há necessidade de você criar produtos a base de formol ou a base de fenol, são aqueles à base de pinho e lavanda, você pode estar criando um produto mais tóxico ainda”, disse.

Anderson explica que o princípio ativo da água sanitária, por exemplo, possui cloro em sua composição e, ao entrar em contato com a água, gera um ácido 80 vezes mais eficiente, não sendo necessário misturar mais produtos.

“Quando você mistura mais produtos, gera calor e libera esse gás cloro da água sanitária. Esse gás é extremamente irritante e tóxico em contato com a pele e com os olhos”, ressalta.

De acordo com o farmacêutico, licenciado em química, doutor em farmacoquímica e professor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Flávio Valadares Pereira Borges, produtos de limpeza não são feitos para serem misturados.

“Além de causar irritação, a mistura desses produtos pode causar asfixia. Sempre que for utilizar produtos de limpeza, deve-se manter portas e janelas sempre abertas para ter a circulação de ar”, alerta.

 Misturar produtos químicos é muito perigoso pois ao misturar dois ou mais substâncias, um muito mais tóxico pode ser criado — Foto: Getty Images/Via BBC

Misturar produtos químicos é muito perigoso pois ao misturar dois ou mais substâncias, um muito mais tóxico pode ser criado — Foto: Getty Images/Via BBC

🧼O que fazer

Em caso de contato com o produto tóxico, os especialistas explicam que o mais indicado é procurar o médico mais próximo de casa.

“Se tiver contato com a pele, é indicado colocar água, mas procurar um médico, imediatamente. Em sinais de inalação ou se ingerido, procure um médico às pressas e não beba água”, pontuou.

Para Flávio Valadares Pereira Borges, uma outra opção é ligar para o Disque intoxicação da ANVISA 0800-722-6001.

*g1 / Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Morre bebê de grávida mantida viva por aparelhos em MT

Morreu na madrugada deste sábado (25), em menos de 24...

Just Motors Racing garante Pole Position na categoria P4 e aumenta expectativa para a disputa Mil Milhas

Agilidade do veículo foi verificada nesta quinta-feira (23/1), já...