Rebeca Andrade é prata no Mundial de Ginástica em pódio histórico só de mulheres negras

Publicado em

No Mundial de Ginástica, Rebeca Andrade conquistou a prata no individual geral.

O semblante de serenidade é de uma atleta que aprendeu a não se preocupar com o desempenho das adversárias, mesmo quando Simone Biles está entre elas. A final do individual geral, prova que soma as notas das ginastas nos quatro aparelhos, colocou frente a frente duas mulheres jovens e que tiveram que amadurecer rápido por causa do esporte.

Simone Biles, 26 anos, a ginasta mais vitoriosa da história, ficou dois anos sem competir para cuidar da saúde mental. Hoje, ela se sente mais tranquila e feliz. Biles contou que passou a fazer sessões de terapia e que continuou com as consultas mesmo no mundial.

Rebeca Andrade, que tem 24 anos, teve contusões graves no início da carreira que atrasaram o crescimento dela na ginástica mundial. E como ela aprendeu a lidar com os desafios?

“Muita terapia”, respondeu Rebeca aos risos.

Na final desta sexta-feira (6), as duas competiram no mesmo grupo de atletas em cada aparelho. Entre elas, também estava Flavia Saraiva, que terminou apenas na 15ª posição.

Biles foi melhor no salto, o primeiro aparelho. Rebeca, no segundo, as barras assimétricas. A brasileira, então, cometeu alguns erros na trave, enquanto a americana conseguiu fazer uma apresentação precisa.

Cansadas, as duas erraram na prova do solo. O de Biles foi até inusitado, um tropeço que raramente acontece. O que não é raro é a capacidade de encantar o público com movimentos que ela faz parecerem fáceis.

Biles voltou a ter uma nota maior e conquistou o título mundial da prova pela sexta vez. A prata foi de Rebeca Andrade. Quando ficaram pertinho uma da outra, foi logo para um abraço carinhoso.

“A gente estava muito feliz ali. Não tem como, estava uma torcendo pela outra e é uma honra poder competir do lado dela”, contou Rebeca.

Esta foi a 27ª medalha de Simone Biles em mundiais. A sexta da Rebeca, que é a atleta brasileira mais vitoriosa da ginástica artística. As duas foram as primeiras de um pódio só com mulheres negras, o que nunca tinha acontecido na história da ginástica. A americana Shilese Jones ficou com a medalha de bronze. Biles disse que isso é exemplo da mágica que as mulheres negras têm.

“Não tem como eu não me sentir grata e lisonjeada por hoje representar tudo isso que eu represento. É uma honra”, disse Rebeca.

Durante o hino nacional dos Estados Unidos, Simone Biles chorou. Eram lágrimas de orgulho por ter conseguido voltar. Rebeca Andrade exibiu aquele sorriso sereno. Era alegria por ser uma das duas melhores do mundo.

Foto:Jornal Nacional/Reprodução

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Sangue nas fezes pode indicar câncer raro que matou ex-paquito Robson

A morte de Robson Barros, ex-paquito do programa “Xou...

Dólar avança e supera R$ 5,20, maior cotação desde março

O dólar iniciou a sessão desta terça-feira (23/6) em alta de...

Trump diz que Irã garantiu aos EUA que não cobrará pedágio em Ormuz

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta quarta-feira...

Lei do BRB: Celina veta emendas sobre ressarcimento ao GDF e concursos

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), vetou...