Fumaça encobre Manaus pelo terceiro dia consecutivo

Publicado em

Pelo terceiro dia consecutivo, Manaus amanheceu coberta por fumaça. Nesta segunda-feira (12), a qualidade do ar na capital é considerada “muito ruim” de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva).

Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR). Em Manaus, segundo o sistema de vigilância, a área mais afetada é o bairro Morro da Liberdade, que registrou os níveis de poluição em 94.6 µg/m³.

Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a principal causa do fenômeno, são as queimadas que ocorrem no Sul do Amazonas e nos estados vizinhos. A Defesa Civil do Estado informou que uma frente fria chegou ao sul do estado e mudou a rota dos ventos, levando a fumaça das queimadas para a região metropolitana.

As densas neblinas de fumaça iniciaram no último sábado (10). Os bairros das Zonas Sul e Oeste foram os mais afetados pelo fenômeno neste dia. No bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, a qualidade do ar chegou a 151.1 μm/m³, sendo a região mais afetada na capital.

No domingo (11), a fumaça novamente cobriu toda a cidade. No início da tarde o bairro Vila Buriti, na Zona Sul de Manaus, apresentava a qualidade do ar em 116.2 μm/m³.

Ainda no domingo, outros bairros da capital apresentavam a qualidade do ar “muito ruim” como o Crespo, Cachoeirinha, Centro e Japiim, todos na Zona Sul, Coroado, na Zona Leste, Alvorada, na Zona Centro-Oeste, Compensa, na Zona Oeste, Parque 10 de Novembro e Chapada, na Zona Centro-Sul.

O problema se estende a outros municípios do Amazonas, em especial Apui, Lábrea e Novo Aripuanã, todos localizados no sul do estado, na região conhecida como ‘arco do fogo’. No mês de julho, os moradores das localidades já estavam sofrendo com a qualidade do ar devido às queimadas intensas que ocorrem diariamente neste período.

Qualidade do ar em 2023

 

Em 2023, Manaus chegou a ser considerada a Capital do Brasil com a pior qualidade do ar, conforme o relatório Mundial da Qualidade do Ar. Entretanto, os números altos de poluição foram registrados apenas na última semana de setembro. Neste ano, o nível alto de poluição foi registrado na segunda semana de agosto.

Segundo o relatório, o mês de outubro do ano passado foi o mais poluído na capital amazonense, com a concentração de monóxido de carbono em 53.6 ppm (partes por milhão). Logo em seguida, vem o mês de novembro com 39.8 ppm.

*G1/AM/Foto:  Reprodução/redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Anvisa proíbe plataforma de emagrecimento Voy por atuar sem autorização e oferecer software médico sem registro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização,...

Jogador diz que mulher morreu para salvar bebê em terremoto: ‘Deu a vida pela nossa filha’

O jogador de futebol venezuelano Hector Bello confirmou a morte...

Quando o Brasil joga: veja datas e horários até a final da Copa do Mundo

A seleção brasileira confirmou a liderança do Grupo C da Copa do...

Pai que matou próprio filho dentro de kitnet é encontrado morto em unidade prisional de Manaus

Fernando Batista Melo, de 46 anos, preso neste sábado...