Nova lei aumenta pena para até 5 anos de prisão por maus-tratos a idosos

Publicado em

O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) sancionou a lei que aumenta punição contra quem cometer os crimes de maus-tratos e abandono de incapaz contra idosos ou pessoas com deficiência.

Anteriormente, o crime de abandono podia ser punido com prisão de seis meses a três anos. Agora, o delito tem pena de reclusão que varia entre dois e cinco anos.

A nova lei também define agravantes. Se o abandono do idoso ou PCD resultar em lesão corporal grave, a prisão aumenta de três a sete anos. Por fim, se a vítima morrer, a prisão será de oito a 14 anos.

Os mesmos prazos são aplicados caso alguém exponha idoso ou PCD a risco de vida ou de saúde, o que é considerado crime de maus-tratos. Está incluso neste rol privar uma pessoa de alimento ou abusar de métodos de correção.

“São crimes praticados contra quem não pode oferecer resistência e que podem acarretar em danos físicos e psicológicos irreparáveis”, afirmou o relator, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que apoiou o aumento das penas. O político ainda afirmou que as punições anteriores eram “amenas”.

O texto foi originalmente sugerido pelo deputado Helio Lopes (PL-RJ). Com a aprovação, foram modificados os Estatutos da Pessoa Idosa, da Pessoa com Deficiência e da Criança e do Adolescente.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Com pouca sedação, Parreira tem melhora e acorda quando solicitado

Carlos Alberto Parreira está com sedação reduzida e acorda quando...

Isabelle Nogueira diz que Garantido prepara espetáculo ‘histórico’ para festival de 2026

A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, afirmou que o...

Alex Escobar preocupa fãs com estado durante entrada ao vivo na Globo

Uma entrada ao vivo de Alex Escobar no Encontro com Patrícia...