A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do setor de Gerência de Processamento de Dados (GPD), efetivou, entre os meses de abril e julho de 2021, a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Documentos (Siged) e do Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), em todos os Distritos Integrados de Polícia (DIPs), bem como nas delegacias especializadas da capital.
Conforme o escrivão de polícia, Douglas André, gerente do GPD, os processos das implementações foram planejados pelas zonas, iniciando-se na zona leste e sendo finalizadas na zona sul, em treinamentos presenciais nas unidades policiais, bem como por meio de tutoriais em vídeo.
“Atualmente todos os procedimentos, criminais e administrativos, são 100% eletrônicos, em que os processos criminais estão configurados eletronicamente desde o registro da ocorrência até o seu envio à justiça. Também os processos administrativos podem ser realizados sem qualquer utilização de folhas de papel”, esclareceu.
O setor atuou diretamente no treinamento das equipes policiais, bem como no suporte aos equipamentos eletrônicos, para a manutenção e atualização.
Ainda conforme o gestor, os serviços dividem-se em suportes, redes e sistemas. “Os técnicos que integram a equipe são avaliados, desde o início, para que a distribuição dos serviços ocorra da melhor forma possível”, comentou o escrivão.
Os suportes às equipes das unidades policiais seguem de forma presencial e por meio dos tutoriais em vídeo. Com isso, os processos já podem ser tramitados pela instituição de forma digital, e já começa a ser estendido para todas as delegacias do Amazonas.
*Com informações da Assessoria