Figuras ligadas à direita reagiram, nesta quarta-feira (28/1), à notícia da ida do pré-candidato à Presidência da República e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao PSD. O anúncio foi feito pelo agora ex-União Brasil no fim dessa terça-feira (27/1).
A vereadora Janaina Paschoal (PP-SP) afirmou: “Espero que Kassab lance Caiado à Presidência; Ratinho e Leite ao Senado”. Mesmo demonstrando estar satisfeita, a política apontou um ponto de alerta: “O grande medo é ele prender esses figurões e negociar apoio a Lula, aberta ou veladamente. A conferir”.
Já o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), comemorou e disse: “Com a filiação do governador Ronaldo Caiado ao PSD, tenho a convicção de que o partido não vai caminhar com o presidente descondenado na eleição em 2026. Mais uma baixa para o governo. Boa notícia”.
Em uma carta aberta divulgada nessa terça, Caiado disse ser grato ao União Brasil, mas que é necessário “dar um novo passo” e construir um projeto de verdadeira mudança para um novo Brasil.
O União Brasil, por sua vez, afirmou que respeita a decisão do governador goiano. “O União Brasil registra com respeito a decisão do governador Ronaldo Caiado de seguir um novo caminho partidário. Caiado construiu uma trajetória pública reconhecida, marcada pela firmeza de posições, pela defesa da responsabilidade fiscal e por uma atuação relevante em agendas estratégicas, como a segurança pública e o fortalecimento do agronegócio em Goiás”, diz um trecho da nota divulgada.
Falta de apoio
O motivo da saída teria sido a falta de apoio dentro da sigla à sua candidatura ao Planalto. Kassab ainda não deixou claro quais são os planos para o governador dentro de seu partido, apesar de sinalizar que se trata de um projeto nacional.
Com isso, cresce a expectativa de que o PSD lance seu próprio candidato à Presidência da República. Isso contraria os planos do senador e pré-candidato ao Planalto Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que pretende buscar apoio do Centrão para consolidar sua candidatura.
Fonte: Metrópoles/Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo


