Apesar das previsões de uma disputa apertada, o republicano Donald Trump obteve uma vitória incontestável, com sucessos no voto popular, na Câmara de deputados e no Senado Americano, confirmando a onda conservadora que tem ocorrido em todo o mundo.
A inegável derrota da candidata democrata, Kamala Harris, defensora do ideário progressista, mostra uma mudança de rota da sociedade americana, que, quatro anos atrás, escolheu Joe Biden em desfavor do, hoje vitorioso, Donald Trump.
O resultado não passou despercebido na política brasileira; aliados declarados, Trump e o ex-presidente Bolsonaro nunca esconderam seu alinhamento político.
Assim como, o governo petista e a esquerda brasileira, mostravam, e continuam mostrando alinhamento aos derrotados democratas.
Tais posicionamentos, mantém viva a polarização política, que desde 2018, vem pautando o cenário político brasileiro.
No Amazonas, essa polarização deve se mostrar viva, mais uma vez, na capital e no interior.
A direita manauara colocou o deputado federal Capitão Alberto Neto no segundo turno da eleição municipal, e o transformou no líder da direita no Amazonas.
Essa liderança está clara aos pré-candidatos a cargos majoritários em 2026; tanto é assim, que os ataques ao deputado Capitão Alberto Neto seguem quase que diariamente.
Isso vem demonstrar, mais uma vez, que a polarização esquerda/direita, Lula/Bolsonaro, candidatos de esquerda/Capitão Alberto Neto devem permanecer no cenário político nacional e amazonense.
Fonte: Assessoria/Foto: Assessoria