Al Gore: COP 30 põe Brasil na liderança global em debate sobre o clima

Publicado em

Um dos destaques do primeiro dia da Expert XP 2025, um dos maiores festivais de investimentos do mundo, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Albert Arnold Gore Jr., conhecido como Al Gore, colocou o Brasil no centro do debate global sobre mudanças climáticas.

Ao participar do painel oficial de abertura do evento, nesta sexta-feira (25/7), em São Paulo, Al Gore afirmou que o futuro dos negócios “está orientado para investimentos sustentáveis” e disse que o mundo deve seguir “o exemplo do Brasil” e avançar na transição para as energias renováveis.

“O Brasil é uma das maiores economias do mundo. O resto do mundo gostaria de ser como o Brasil. Vocês estão no centro desse debate global sobre como o carbono sequestrado no solo pode reduzir os problemas climáticos e como podemos diminuir as queimadas nas florestas do mundo, especialmente na Floresta Amazônica”, observou o ex-vice-presidente dos EUA.

“A economia global está mudando dramaticamente e, de alguma forma, o mundo está seguindo o exemplo do Brasil, para ter muito dessa energia de fontes renováveis. Também a energia solar, que vem tomando conta do mercado em todo o mundo”, afirmou Al Gore.

COP 30 em Belém

O ativista ambiental, que também foi deputado e senador e já disputou a Presidência dos EUA, disse estar “ansioso” para participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), programada para novembro deste ano.

Segundo Al Gore, o país tem tradição em eventos desse tipo, pois já recebeu a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992 (a Rio 92).

“É claro que eu estarei em Belém. A COP 30 é uma grande oportunidade para que o mundo se concentre novamente em como podemos resolver a crise climática. Estou ansioso para ir a Belém. O Brasil receber a COP 30 fecha o círculo, voltando à nação que iniciou esse processo há 33 anos. Em 1992, eu era senador nos EUA e liderei a delegação do Congresso que veio para cá. Houve progresso, mas não o suficiente”, admitiu o norte-americano.

“A COP 30 deve focar em reduzir a queima de combustíveis fósseis, como o Brasil já fez. O Brasil tem a Petrobras, tem exploração de petróleo, mas tem quase 90% de sua energia vinda de fontes renováveis. É isso o que o mundo tem de fazer”, afirmou Al Gore. “O Brasil tem a oportunidade de se colocar na liderança do palco global nas discussões sobre mudança climática.”

O ex-vice-presidente dos EUA mencionou desastres ambientais que ocorreram recentemente no Brasil, como as inundações em Porto Alegre e os incêndios florestais no estado de São Paulo, em 2024.

 

 

*Metrópoles/Foto: Paulo Bareta/Divulgação/X

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Influencers e bancos podem ser enquadrados em cerco a bets ilegais

O governo federal adotou, nesta semana, duas medidas que implicam instituições...

PRF apreende 28 barras de ouro ilegal avaliadas em R$ 10 milhões

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta...

Justiça torna réus 7 ex-assessores de Carlos Bolsonaro por rachadinha

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de...

TRF1 mantém exigência de consulta a indígenas para novas licenças no Azulão

Os desembargadores da 12ª Turma do TRF1 (Tribunal Regional...