Amazonas avança na vacinação de faixas etárias com empenho na distribuição dos imunizantes

Publicado em

O Governo do Estado vem atuando para avançar nas faixas etárias a receber a vacina contra a Covid-19. Ao todo, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), 15 municípios já imunizam a partir dos 18 anos e o restante a partir dos 30 anos de idade, confirmando o empenho na organização logística, capacitação e distribuição dos imunizantes para todos os municípios do Amazonas.

De acordo com a FVS, o esforço da força-tarefa montada, em conjunto com as equipes de saúde municipais, possibilita o avanço na imunização por idade. Outro fator que influencia no resultado é a intensificação da vacinação por meio dos “mutirões”, os quais já alcançaram cinco municípios, incluindo a capital e interior, com previsão para chegar a outras localidades nos próximos meses. 

“É um desafio onde nós estamos buscando apoiar todos os municípios e incentivar sempre a questão da aplicação das doses, além, claro, da informação correta. É preciso não só aplicar, mas informar corretamente, até porque essa é a primeira campanha que é nominal. Até então as campanhas não eram feitas dessa forma. É todo um trabalho de capacitação em todas as direções, para que a gente possa avançar de maneira correta”, explicou a enfermeira do Programa Nacional de Imunização da FVS-AM, Josy Dias.

Parcerias

O Governo do Amazonas tem reforçado as parcerias, no intuito de abastecer a rede de saúde de todos os municípios para vacinar a população, incluindo as cidades mais afastadas, conforme explica a enfermeira Josy Dias.

“Essa força-tarefa tem sido trabalhada, principalmente, com a Casa Militar. Eles têm nos apoiado na questão do envio das vacinas, sobretudo nos municípios de difícil acesso, então, em toda remessa eles nos apoiam com o envio. Toda semana eles estão nos apoiando em garantir que as doses cheguem aos municípios mais distantes”, enfatizou.

Carregamentos

Dos últimos três carregamentos de vacinas entregues ao Amazonas – 115.770 no dia 3 de julho, 67.390 no dia 1º de julho e 106 mil no dia 24 de junho – os esforços já permitiram repassar as doses do dia 24 de junho para 57 municípios, enquanto 18 municípios já realizaram a retirada das doses do lote entregue no dia 1º de julho. As vacinas referentes ao lote do dia 3 de julho aguardam nota técnica para começarem a ser distribuídas.

Ainda conforme a enfermeira do PNI, atualmente todos os municípios dispõem de vacinas para aplicação da primeira e segunda doses (D1 e D2), e o objetivo é reduzir os casos de Covid-19. “Temos conseguido um grande número de doses aplicadas e a melhoria na questão da diminuição dos casos. E é essa a nossa intenção: trabalhar na vacinação em todo estado, junto aos municípios e auxiliando em todas as dificuldades”, destacou a enfermeira;

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Chuvas intensas em grande parte do país encerram feriadão. Veja onde

O último dia do feriadão de abril será marcado...

Pagamento do 13º salário antecipado do INSS começa nesta semana; veja calendário

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro...

Papa Francisco morre aos 88 anos

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88...

Papa Francisco aparece e surpreende fiéis neste Domingo de Páscoa

O papa Francisco fez uma aparição pública na Praça de São...