O Amazonas teve uma queda de 8,8% no número de crimes violentos em 2022. É o que mostra o índice nacional que monitora a violência criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.
Segundo o levantamento, foram 1.432 crimes violentos no estado, de janeiro a dezembro do ano passado. Desse total:
- 1.340 foram homicídios dolosos,
- 56 latrocínios – roubo seguido morte,
- 36 lesões corporais que resultaram em morte.
No entanto, apesar da redução do número de crimes violentos, os casos ainda chocam a população. Como foi a chacina que ocorreu na AM-010, em dezembro do ano passado, onde quatro pessoas foram mortas.
O caso aconteceu no dia 21 de dezembro. Dois homens e duas mulheres foram encontrados dentro de um carro, na rodovia que liga Manaus ao Rio Preto da Eva. Além de terem sido baleadas, as vítimas estavam com diversos sinais de agressão pelo corpo.
No decorrer das investigações, 16 policiais foram presos suspeitas de envolvimento no crime, mas os trabalhos ainda não foram finalizados. A defesa dos policiais tenta reverter a prisão, mas uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), manteve os agentes detidos no batalhão da corporação.
Criminalidade reduz no estado
Assim como o total de crimes violentos reduziu no estado, o número de homicídios dolosos também caiu.
Em 2021, foram registrados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) 1.487 homicídios dolosos. Já em 2022, foram 1.340. A redução foi de quase 10%.
O número de latrocínios também caiu na comparação entre os dois anos. Em 2021, o estado teve 69 casos, e em 2022, 56.
O único crime que apresentou alta foi o de lesão corporal seguida de morte. Em 2021, foram 15. Já no ano passado, foram 36, o que representa uma elevação de 140%.
Veja abaixo a nota completa da SSP-AM sobre as medidas que ajudaram a melhorar os índices:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) informa que as reduções são resultado dos investimentos realizados nos últimos anos. Com o programa Amazonas Mais Seguro, lançado em 2021, o Governo do Amazonas realizou uma série de entregas, incluindo materiais para suprir necessidades de anos sem investimentos pesados, aquisição e implantação de tecnologia como o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o ‘Paredão’, que conta com 500 câmeras.
Nesse período, foram realizadas 13 entregas de equipamentos, viaturas de duas e quatro rodas, lanchas blindadas e armamentos pesados para dar suporte às forças de segurança que atuam diariamente em Manaus e em todo o estado no combate à criminalidade.
Destaque, também, para o investimento e medidas para valorização e ampliação de recursos humanos. Uma delas foi a realização, após mais de 10 anos, de concursos públicos.
Todos esses investimentos e a maior integração entre as Forças de Segurança do estado foram e estão sendo fundamentais para que o Amazonas alcance as metas estabelecidas pelo Plano Estadual de Segurança Pública e siga sendo destaque na redução dos indicadores criminais, principalmente, o de homicídio, que em 2022, apresentou redução de 9,8%, comparado ao ano anterior, em todo o estado.
Além disso, a SSP-AM destaca, ainda, que os dados parciais do primeiro bimestre de 2023 mostram que Manaus segue na mesma tendência de redução, uma demonstração de que o Governo não tem medido esforços para dar maior sensação de segurança para a população.
Ações e operações policiais seguem sendo realizadas, sempre de forma integrada pelas forças de segurança em Manaus e nas cidades do interior. Entre elas estão, a operação Cidade Mais Segura, Catraca, Pacificador, Hórus/Fronteira Mais Segura, fiscalizações como a realizada pela Base Arpão, além das ações realizadas pela Central Integrada de Fiscalização (CIF).
Essa integração foi fundamental para que o Amazonas alcançasse recorde de apreensões de armas, e principalmente de entorpecentes, que em 2022, ultrapassou as 25 toneladas. E este ano, com a operação Hórus/Fronteira Mais Segura, o estado foi que mais gerou prejuízo às organizações criminosas, entre os 11 que realizam a ação.
*g1 Amazonas