Amom Mandel reafirma apoio à PEC do Diploma em visita ao Sindicato dos Jornalistas do Amazonas

Publicado em

O deputado foi o único a registrar em cartório o compromisso com a defesa da obrigatoriedade do diploma para a categoria

Em visita à sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (Sinjor/AM), nesta quinta-feira (15), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) reafirmou seu compromisso com a valorização da profissão jornalística e declarou apoio à Proposta de Emenda à Constituição 206/2012, a PEC do Diploma.

“Estou aqui para assumir, publicamente, o compromisso com a PEC do Diploma e para lutar na Câmara Federal pela valorização profissional e pelo combate à precarização do trabalho dos jornalistas e profissionais da comunicação, não só no Amazonas, mas em todo o Brasil”, declarou o parlamentar.

Mestrando em Ciência Política, Amom também é estudante de Jornalismo e destacou a importância de reconhecer o papel estratégico da profissão para a democracia, defendendo o diploma como uma medida para garantir a qualificação e a responsabilidade no exercício da atividade. “Precisamos evitar que pessoas exerçam a profissão de forma indevida, sem a devida formação, o que pode levar à precarização dos postos de trabalho e à disseminação de conteúdo inverídico”, reforçou.

Segundo ele, a defesa da obrigatoriedade do diploma foi um compromisso assumido ainda durante a campanha de 2022, registrado em cartório. “Reitero aqui, mais uma vez, esse compromisso com os jornalistas. Como em qualquer outra profissão no Brasil, devemos valorizar o diploma e a atividade profissional”, acrescentou.

O presidente do Sinjor/AM, jornalista Wilson Reis, agradeceu a presença do deputado e destacou a importância da pauta para a categoria. “Gostaria de agradecer a visita do deputado à Casa do Jornalista. Esta é uma pauta urgente para todos nós. É fundamental que tenhamos uma atividade jornalística reconhecida e valorizada”, afirmou.

Wilson também fez um alerta sobre os riscos da desinformação e a necessidade de diferenciar o trabalho jornalístico profissional do conteúdo produzido sem critérios técnicos ou éticos. “Há uma diferença entre o jornalista profissional e quem exerce o jornalismo de maneira irregular. Quando flexibilizamos essa exigência, estamos também flexibilizando a verdade, a responsabilização e a própria importância da comunicação na sociedade.”

O encontro reforçou o diálogo entre o mandato parlamentar e a categoria dos jornalistas no Amazonas, especialmente em um momento em que a luta contra as fake news e a defesa da informação qualificada se tornam cada vez mais relevantes para o país.

Amom Mandel em Manaus
92 98140-1756 (WAssessoria hatsapp)

Giovanna Marinho – Jornalista (MTB – 1473/AM)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,55 filho por mulher, menor nível da história, diz IBGE

As mulheres brasileiras têm em média 1,55 filho ao...

Quem era a influenciadora que morreu aos 30 anos após pesar 22,5 kg

A influenciadora turca Nihal Candan, que ficou conhecida por participar do...

Empresa é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por danos ambientais em São Gabriel da Cachoeira

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou,...

Presidentes dos Creas da Região Norte acompanham de perto a atuação da engenharia no Festival de Parintins

Nesta quinta-feira (26), os presidentes dos Conselhos Regionais de...