Apagão foi evento “raro” e segurança energética não corre risco, diz ministro

Publicado em

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), declarou que o apagão desta terça-feira (15/8) não tem a ver com a segurança energética do país. O evento afetou 25 estados e o Distrito Federal.

“O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios”, afirmou.

Silveira também disse que o evento ocorrido nesta terça é “extremamente raro” devido à robustez do sistema de energia brasileiro. “Nós temos um sistema redundante. Para acontecer um eventos dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade”, disse.

Ele diferenciou o acidente desta terça com a situação de dois anos atrás, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou bandeira vermelha para geração de energia.

Um dos fatos que causou o apagão já foi identificado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um “evento” em uma linha de transmissão no Ceará. O segundo fator ainda não foi descoberto pelas autoridades. O ONS tem 48 horas para entregar um relatório sobre o caso.

“Houve uma sobrecarga em uma linha de transmissão do Ceará, o que fez com que o sistema entrasse em colapso naquela região. A ONS agiu, modulou a carga da energia que estava chegando para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e foi o que fez com que alguns lugares tivessem perda energética, mostrando a velocidade da resposta que foi dada”, afirmou o titular de Minas e Energia.

Silveira declarou que o governo acionará a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para investigarem a causa da queda geral de energia e identificarem se houve falha técnica ou até mesmo interferência humana.

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Maceió: velocidade de afundamento do solo de mina da Braskem desacelera para 0,7 cm/h

A velocidade com que o solo tem afundado por causa...

Dez estabelecimentos são multados durante operação contra poluição sonora em Manaus

Dez estabelecimentos foram multados durante a 'Operação Jaci', da...

COP28: Reino Unido anuncia aporte de R$ 215 mi para o Fundo Amazônia

O governo do Reino Unido anunciou um novo aporte...

Brasil fecha participação na Copa do Mundo de Vela nas semifinais

O Brasil encerrou a semifinal da SSL Gold Cup...