Início Política Após Lula retomar Fundo Amazônia, presidente alemão visita o AM e anuncia...

Após Lula retomar Fundo Amazônia, presidente alemão visita o AM e anuncia 35 milhões de euros

0

O presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier visitou Manaus, nesta segunda-feira (2), em Manaus. Recepcionado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima , ele anunciou que o país europeu vai liberar 35 milhões de euros , equivalente a R$ 199 milhões, para o Fundo Amazônia.

O anúncio do investimento ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomar o Fundo Amazônia, projeto para reduzir o desmatamento na região e que estava paralisado há mais de três anos

O encontro com o presidente da Alemanha, ocorrido no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, foi o primeiro compromisso oficial de Wilson Lima após tomar posse para o novo mandato.

Na ocasião, Wilson Lima agradeceu ao governo alemão pela parceria em projetos que ajudam no combate ao desmatamento

Frank-Walter Steinmeier, que faz visita oficial ao Brasil, viajou para o Amazonas para conhecer ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão.

A Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), que monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, é um dos projetos que recebe investimentos do governo da Alemanha. O estudo é coordenado por pesquisadores brasileiros e alemães.

‘Nós temos uma relação antiga com a Alemanha, de aproximadamente 20 anos. A Alemanha é o principal parceiro do Estado do Amazonas e como resultado dessa parceria a gente conseguiu construir os nossos centros multifuncionais que estão em municípios estratégicos ali do sul do Amazonas. Conseguimos construir a nossa Secretaria de Meio Ambiente com conceito de sustentabilidade”, afirmou o governador Wilson Lima, durante o encontro.

Wilson Lima e presidente da Alemanha Frank-Walter Steinmeier em frente ao Teatro Amazonas — Foto: Diego Peres/Secom

Fundo Amazônia

Durante a visita, Frank-Walter Steinmeier também afirmou que a Alemanha vai liberar 35 milhões de euros para o Funda Amazônia, reativado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (1º).

Criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma, o fundo está parado desde abril de 2019, quando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu colegiados que faziam parte do Fundo Amazônia.

A assinatura do decreto que retoma o fundo ocorreu no Palácio do Planalto horas depois de Lula ser empossado como 39º presidente do Brasil, em um primeiro conjunto de atos do novo governo.

G1AM

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 2 de janeiro de 2023 by Mara Noronha