Após uma semana com diversos registros de chuvas intensas, inundações e temporais em várias regiões do país, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que os próximos dias ainda prometem instabilidade, mas de forma mais amena.
De acordo com o órgão, a previsão aponta para chuvas intensas no Rio de Janeiro e Minas Gerais, enquanto São Paulo não deve ser atingido pelo mau tempo.
Além disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet também lançou os dois alertas com a mesma condição: chuvas intensas. Porém, variam de intensidade e de regiões que afetarão. Há outro alerta na escala de perigo potencial que afeta Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As características deste são as mesmas já citadas acima.
O alerta de perigo, na cor laranja, cerca apenas as regiões Norte e Nordeste. Para este, o panorama é de chuva entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Fonte: Metrópoles/Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto