O projeto do vereador Raiff Matos (DC) que autoriza o uso da Bíblia como recurso paradidático em escolas públicas e privadas foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (29)
O objetivo é abordar temas da obra hebraica, proporcionando conhecimento cultural e histórico sobre regiões da Ásia e Europa.
“O projeto é de cunho educacional e não religioso. A leitura complementar proporcionará conhecimento não apenas histórico mas multidisciplinar”, disse Raiff Matos.
Para o parlamentar as escrituras sagradas podem enriquecer o ensino em diversas áreas, incluindo história, literatura, ensino religioso e filosofia, entre outras.
O vereador enfatiza que a proposta não impõe visões religiosas e que a sua utilização na sala de aula é opcional, de acordo com a Constituição Federal, visando complementar a formação básica comum dos alunos.
Em sua justificativa, o parlamentar alegou que a propositura é uma realidade em outras regiões do Brasil, já tendo leis em outros municípios, como Petrolina (Pernambuco), Xangri-lá (Rio Grande do Sul), Teresina (Piauí), Campina Grande (Paraíba), Fortaleza (Ceará) e Itapema (Santa Catarina).
Conforme o Projeto de Lei, cabe ainda ao Poder Executivo Municipal estabelecer os critérios, as diretrizes e as estratégias para viabilizar a leitura de trechos bíblicos.
O projeto foi aprovado na CMM e segue para sanção do prefeito de Manaus para poder se tornar lei.
*Foto: Divulgação
*Com informações da Assessoria