Artesãos do centro indígena Yandé Muraki participam de feira de artesanato no Centro Cultural Povos da Amazônia

Publicado em

Em celebração ao mês de homenagens aos indígenas, o Centro Cultural Povos da Amazônia, na avenida Silves, Crespo, recebe a Feira de Artesanato Indígena até o dia 19 de abril. Os produtos expostos para venda são confeccionados por artesãos do Centro Empreendedor Indígena Yandé Muraki, projeto idealizado pela Fundação Estadual do Índio (Fei). O espaço tem entrada gratuita e segue em funcionamento de terça-feira a sábado, das 9h às 15h. 

A iniciativa é do Governo do Estado e coordenada pela federação em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “É muito importante valorizar os povos originários, não apenas no dia 19 de abril, quando se celebra o Dia dos Povos Indígenas, mas sim com ações e iniciativas que perdurem nos centros culturais,  facilitando o acesso do público, estreitando esse contato e gerando visibilidade à arte e a cultura indígena”, disse o secretário da pasta de Cultura, Marcos Apolo Muniz.  

A artesã Claudiane Santos e Silva, 32, pertence à etnia Baniwa e integra o grupo de expositores da feira com luminárias, cestarias, balaios e urutu com a técnica de traçado de fibra de Arumã.

“Nós preparamos tudo com o material em mãos já no período de uma semana, sem o material levamos um mês, a gente fica feliz com o espaço e com a expectativa de vender pelo menos 50% da nossa produção”, afirma a artesã.

Para o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão, a feira no Centro Cultural dos Povos da Amazônia tem um contexto mais significativo, pois é o lar de todos os povos originários no Estado. “Esse é o lugar que podemos exaltar o trabalho e a obra dos parentes indígenas. Neste mês que celebramos a cultura de todas as etnias é importante que eles consigam ganhar uma renda e garantir seu sustento por meio da sua arte”, finaliza Sinésio.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Relator apresenta 3 sugestões para acabar com reeleição e criar mandato de 5 anos

BRASÍLIA – O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do...

Filho suspeito de matar mãe espancada é encontrado morto em fazenda

Guilherme Roberto Otaviani Grasse, de 29 anos, foi encontrado...

Agências funerárias da Rússia não aceitam transportar corpo de Navalny, diz porta-voz; funeral será na sexta

Agências funerárias da Rússia estão se recusando a fornecer um carro...