Bancada do Amazonas apresenta, ao ministro da Fazenda, proposta que garante a segurança jurídica da ZFM

Publicado em

Nesta quarta-feira (05), a bancada do Amazonas acompanhou o governador Wilson Lima, em reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para apresentação da proposta de texto para Reforma Tributária que garante a segurança jurídica da Zona Franca de Manaus.

A proposta esclarece os impactos do texto atual, principalmente considerando o princípio do destino, que compromete diretamente a competitividade e arrecadação do modelo ZFM. E explica a contribuição do estado para união que gira em torno de 70% da sua arrecadação.

Sobre os incentivos e o diferencial competitivo que integram o modelo, a proposta explica que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) representa 90% da receita de tributos estaduais, e que as indústrias do Polo Industrial respondem por 50% desta arrecadação.

Como defensor da Zona Franca de Manaus o deputado federal, Capitão Alberto Neto, enfatizou a importância do modelo para o estado e reafirmou o compromisso com a bancada de lutar pela manutenção da matriz econômica no Amazonas.

“A proposta que entregamos ao ministro Haddad é para proteger a competitividade do modelo Zona Franca. Nosso objetivo é garantir a arrecadação dos tributos no estado, com o compromisso de assegurar os empregos que vem da indústria e manter a sustentabilidade e a preservação da floresta”, declarou.

Arrecadação


Visando proteger a arrecadação do estado, o texto proposto para integrar a Reforma Tributária institui o Fundo de Compensação, Sustentabilidade e Diversificação Econômica do Estado do Amazonas, que terá recursos e será gerido pela União com entrega ao estado de 40% para recomposição e 60% para criação de novas matrizes econômicas.

Competitividade


A proposta destaca a manutenção do diferencial competitivo assegurado atualmente, podendo ampliar a sua incidência para alcançar a produção, comercialização ou importação de bens industrializados na Zona Franca de Manaus. Além disso, assegura para Áreas de Livre Comércio, o tratamento tributário estabelecido pela legislação tributária modificada.]

*Com informações da Assessoria 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Saiba quem são as duas vítimas que morreram após embarcação naufragar no Encontro das Águas em Manaus

O naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros nas...

Saiba como peritos da PF acessaram o celular bloqueado de Daniel Vorcaro

O celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, tornou-se...

Programação da folia para curtir de sábado a terça-feira de Carnaval

É Carnaval e a partir deste sábado (14/02), a...

Delegado diz que academia onde aluna morreu usava em um dia na piscina a carga de cloro recomendada para uma semana

O delegado responsável por investigar as causas e responsabilidades...