Banco Central testa sistema de contratos para moeda virtual Drex

Publicado em

O projeto-piloto do Drex, moeda virtual do Banco Central (BC) em estudo, entrará na segunda fase de testes. A nova etapa permitirá a conexão com serviços e modelos de negócios criados pelos consórcios que participam do desenvolvimento da nova moeda.

O início da segunda etapa de testes foi autorizado por resolução do BC publicada nesta quarta-feira (22). Até agora, apenas os serviços associados ao Drex criados pelo BC tinham sido testados.

Na segunda fase de testes, a infraestrutura criada para o projeto-piloto passará a testar a implementação de smart contracts (contratos automatizados) criados e geridos por terceiros participantes da plataforma. Como a nova etapa envolverá diferentes casos de uso, com ativos não regulados pelo Banco Central, haverá a necessidade da participação de outros órgãos reguladores, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que acompanha o desenvolvimento do Drex desde o início.

As soluções tecnológicas, ressaltou o BC, precisarão garantir a preservação da privacidade dos cidadãos. Segundo a autoridade monetária, os testes, até agora, não mostraram “a maturidade necessária” para cumprir os requisitos jurídicos de segurança dos dados dos cidadãos.

Nas próximas semanas, o BC abrirá prazo para que os atuais participantes do projeto-piloto do Drex apresentem propostas de casos de uso. As iniciativas selecionadas passarão a ser testadas a partir de julho.

Ao longo do terceiro trimestre deste ano, o BC receberá novas propostas de candidatura de entidades interessadas em participar do desenvolvimento do Drex. Os participantes escolhidos deverão testar a implementação de smart contracts até o fim do primeiro semestre de 2025.

Foto: Rafa Neddermeyer/ABr/ AM Atual

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Ataque de Israel a alvos nucleares no Irã deixa mundo em alerta máximo

O ataque de Israel contra instalações nucleares no Irã, nessa quinta-feira...

Meninas do ManausFC se superam e vencem nos pênaltis pela Copa do Brasil Feminina 2025

Mais um tarde histórica foi presenciada neta quarta-feira (11/06),...

Inscrições para formação em produção cultural, com bolsa mensal de R$ 800, encerram no dia 22 de junho

As inscrições para a jornada “Urbanos da Amazônia: Do...

Entenda o que significa a inclusão do programa Pé-de-Meia no piso da educação

O governo Lula, ao editar uma MP (Medida Provisória) nesta...