BC deve repetir corte de meio ponto percentual na taxa de juros, diz pesquisa

Publicado em

BC (Banco Central) deve repetir a dose de corte promovida em agosto e reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 0,50 p.p. (ponto percentual) neste mês. Muitos economistas ainda estão vendo pouco espaço para aceleração do ritmo de redução ao longo das próximas reuniões deste ano, diz pesquisa da Reuters.

Os resultados da sondagem realizada de 11 a 14 de setembro mostram que todos os 48 economistas questionados projetam queda dos juros básicos para o nível de 12,75% ao ano.

O Copom (Comitê de Política Monetária) da autoridade monetária irá se reunir na próxima terça e quarta-feira para tomar uma decisão.

O Copom (Comitê de Política Monetária) da autoridade monetária irá se reunir na próxima terça e quarta-feira para tomar uma decisão.

Se confirmado, será o segundo corte consecutivo de 0,50 p.p. da Selic. No mês passado, a taxa foi cortada nessa mesma proporção. Ela estava estacionada em 13,75% ao ano desde agosto de 2022.

Desde então, esse cenário parece ter se mantido. A inflação de agosto mostrou alta menor do que a esperada, e as estimativas do mercado se acomodaram nas últimas semanas em patamares bem mais baixos do que os vistos no início deste ano.

No comunicado de política monetária de agosto e, depois, na ata da última reunião, o próprio BC deu sinais de novos cortes de meio ponto na taxa de juros adiante, o que, segundo vários economistas, explica o consenso do mercado em torno da decisão de setembro do Copom.

*R7/FOTO: EDILSON RODRIGUES/AGÊNCIA SENADO – 10/8/2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Inscrições para concurso do Ministério da Pesca começam nesta segunda-feira

As inscrições para o concurso público do Ministério da Pesca e Aquicultura começam...

Veja como influenciadores atraem vítimas com promessas de dinheiro fácil no ‘Jogo do Tigrinho’

Um visual colorido e traços infantis. Essas são algumas...
%d blogueiros gostam disto: