Início Popular Bolsa Família: mais de 70% dos beneficiários de Manaus estão com acompanhamento...

Bolsa Família: mais de 70% dos beneficiários de Manaus estão com acompanhamento em saúde pendente

0

Cerca de 73% dos beneficiários do Bolsa Família em Manaus estão com pendência no acompanhamento em saúde exigido pelo programa. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Segundo a secretaria, das 337.513 pessoas esperadas na primeira vigência de 2023, entre janeiro e junho, apenas 88.168 atualizaram os dados nas unidades básicas de saúde, até a sexta-feira (7).

A chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Lia Ferreira, lembrou que o programa voltou a ser chamado de Bolsa Família, após ter a nomenclatura alterada para “Auxílio Brasil” na gestão passada. Atualmente, é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“Uma das condicionalidades para permanência no programa é que as crianças de até 7 anos de idade e as mulheres, entre 14 e 44 anos, façam um acompanhamento nas UBSs do município, pelo menos uma vez a cada seis meses. No final de cada vigência, a Semsa repassa os dados ao ministério, que toma as providências necessárias, para notificar a família que deixou de comparecer ou até mesmo suspender o benefício”, informou Lia.

O público de até 7 anos de idade é estimado em 117.041 usuários, e, segundo a Semsa, apenas 19.295 atualizaram o acompanhamento na vigência atual. “As equipes da unidade fazem uma avaliação de saúde completa da criança, verificando principalmente a questão de peso e altura e o cartão vacinal”, disse.

Já as mulheres de 14 a 44 anos são estimadas em 220.472 usuárias, mas somente 68.873 estão com o serviço em dia. O atendimento na unidade de saúde visa analisar as questões nutricionais, como peso e altura, e se há necessidade de fazer o exame preventivo ou consultas pré-natal.

“O Bolsa Família é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, e por conta disso, é muito importante que esse público faça o acompanhamento nas unidades básicas, para garantir a promoção da saúde e a intervenção precoce em casos necessários. Muito mais do que cumprir uma exigência do programa, trata-se de dedicar um tempo para cuidar de si próprio e conversar com um profissional de saúde”, completou a nutricionista.

Como funciona o atendimento

Ao buscar as unidades de saúde, os usuários devem apresentar documento oficial de identificação, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de documentos complementares se houver, como cartão de vacina ou cartão da gestante. A lista com endereços e horários de funcionamento das unidades pode ser conferida no site semsa.manaus.am.gov.br.

*g1

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 11 de abril de 2023 by Redação OPP