Início Popular Já ouviu falar em Síndrome do Pescoço de Texto? Entenda como afeta...

Já ouviu falar em Síndrome do Pescoço de Texto? Entenda como afeta seu dia a dia 

0
A dor na região do pescoço, além de ter aumentado em prevalência na última década, também tem atingido cada vez mais indivíduos jovens

O termo Text Neck Syndrome (ou Síndrome do Pescoço de Texto) é utilizado para descrever as alterações na região cervical devido ao uso de smartphone. Eu e você podemos ser vítimas desse mau hábito, sem ao menos conhecê-lo. Por isso, preparamos esta matéria para explicar como esta síndrome vem afetando nossa geração, que está cada vez mais conectada ao mundo virtual. 

Recentes estudos identificaram que o esforço repetitivo no pescoço pode variar de 17% a 68% entre os usuários de smartphones. Isso porque a maioria das pessoas se curva para frente enquanto lê e digita ou fica com a cabeça flexionada para baixo e na direção do queixo ao mexer em dispositivos móveis. Além disso, digitar mensagens ou textos no celular, principalmente, na posição sentada, é a condição que causa maior flexão e sobrecarga na região do pescoço.

Esse hábito pode causar lesões sérias na coluna e pescoço, tais como:

  • Deformidade óssea;
  • Inflamação no ligamento;
  • Estiramento muscular;
  • Compressão da hérnia de disco
  • Entre outros problemas.

O fisioterapeuta especializado em ortopedia, traumatologia e terapia manual, Flávio Takatani, 34 anos, explicou como esse habito está afetando cada vez mais a qualidade de vida. 

“Atualmente, deparar-se com uma pessoa, qualquer que seja sua idade, usando o celular, é uma situação muito comum. Durante o uso, pode-se observar que geralmente o aparelho é utilizado na altura da cintura, levando a pessoa a curvar a cabeça para baixo, de modo que haja um desalinhamento constante do eixo de sustentação da cabeça e uma sobrecarga na coluna cervical. Desencadeando desde problemas leves como tendinites e estiramentos, a graves como hérnia de disco da coluna cervical”, alertou o fisioterapeuta, Takatani. 

A dor na região do pescoço, além de ter aumentado em prevalência na última década, também tem atingido cada vez mais indivíduos jovens. Segundo o fisioterapeuta Flávio Takatani, os primeiros sintomas são as dores e os formigamentos da região cervical, nos ombros e costas. No entanto, costumam ser ignorados, já que aparecem, principalmente, após o uso do celular, e amenizam logo em seguida.

“Para evitar a síndrome do pescoço de texto, é recomendado reduzir o uso excessivo de celulares, porém, ao utilizá-lo, o paciente deve manter a postura ereta, levando o aparelho à altura dos olhos. Se o pescoço se mantém inclinado para baixo, a carga em cima do pescoço passa de 5 para 27 quilos, sobrecarregando toda a região. E reeducar ergonomicamente as posturas para utilização desses aparelhos eletrônicos”, enfatizou o fisioterapeuta. 

A fisioterapia é a protagonista no tratamento da síndrome do pescoço de texto, com técnicas eficazes como a reeducação postural global (RPG), pilates, eletroterapia e terapia manual. A duração do tratamento pode variar, dependendo da gravidade, em casos leves, 2 semanas e em casos mais graves até 3 meses.

Flávio Takatani reforça a procura de um profissional para o tratamento de síndromes como está, e recomenda alguns exercícios para alívio das dores e tensão muscular.

Os exercícios de relaxamento do músculo trapézio, uma das áreas mais afetadas pela sobrecarga do peso, exercícios corretivos e alongamentos. Ultrassom terapêutico e TENS também são usados para analgesia”, finalizou o fisioterapeuta, Flávio Takatani.

BRASIL

No Brasil cerca de 80% da população tem acesso ao celular e passa, em média, mais de cinco horas por dia diante das telas, desta forma, a conta para a saúde pode chegar bem rapidamente se continuarmos nesse ritmo.

Apesar de sermos um povo muito conectado, não podemos abdicar da nossa qualidade de vida e bem-estar. A síndrome do text neck é um problema presente na vida de muitos brasileiros, mas desconhecido por muitos. Tentar evitar a síndrome ou buscar um tratamento precoce é a melhor solução para não sofrer no futuro. 

Essa matéria é para esclarecer dúvidas e servir de alerta para tantas outras pessoas que fazem o mau uso da postura enquanto utilizam o celular, então compartilhe com todos que precisam conhecer mais sobre a síndrome do pescoço de texto. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile

Last Updated on 11 de abril de 2023 by Graziela Pinheiro